Filarmônica da rede municipal grava CD neste sábado (05)

04 de jul de 2014 - dev

A comemoração pelos dois anos do Projeto Filarmônica na Escola será em grande estilo com a gravação de um CD, neste sábado (05), às 15h30, no Espaço Cultural da Barroquinha. Sessenta alunos que integram a Filarmônica União dos Artistas vão se apresentar no evento que também comemora o centenário da Sociedade Beneficente e Musical União dos Artistas da Ilha de Bom Jesus dos Passos. A Prefeitura de Salvador apoia o espetáculo por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED) e da Fundação Gregório de Matos.

O projeto Filarmônica na Escola é realizado pela SMED, em parceria com a Lira Santamarense, na Escola Municipal Drº. Antônio Carlos Magalhães, na Ilha de Bom Jesus dos Passos e beneficia 80 alunos. O objetivo é proporcionar aos estudantes o enriquecimento cultural e o conhecimento prático e teórico de peças musicais clássicas, contemporâneas e populares, fomentando novas perspectivas nas dimensões social, profissional e cultural. Os alunos que integram a filarmônica realizam as atividades em horário oposto ao das aulas regulares.

Além de cumprir a lei nº 11.769, que torna obrigatório o ensino da música em toda a educação básica, a SMED defende a importância do ensino da música nas escolas por contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo – físico-motor e emocional, para a promoção da sociabilidade, integração e cooperação entre os alunos, além de valorizar e difundir os valores culturais da comunidade, fortalecendo os laços entre os participantes do projeto, a comunidade escolar, as famílias e a comunidade em geral.