Final de Futsal consagra campeões nos Jogos Municipais Estudantis

15 de jun de 2012 - dev

Alegria, diversão e descontraçãona manhã desta sexta-feira (15), durante a final de futsal masculino efeminino, categoria A, dos Jogos Estudantis Municipais, que acontece exatamentea um ano da Copa das Confederações (15 a 30 de julho de 2013). A felicidade departicipar dos jogos estava estampada no rosto dos atletas das EscolasMunicipais Arlete Magalhães (Roma), Fazenda Coutos, Alexandrina dos Santos Pita(Pirajá) e Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras), com idade entre 15 e 17 anos.

O evento faz parte do programa deEducação Esportiva realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura,Esporte e Lazer (Secult) e aconteceu no Ginásio deEsporte Nelson Cazumbá, no Largo da Paixão, em Valéria. A escolaAlexandre Pita, em Pirajá, se consagrou como tetracampeã com a equipe masculinaao vencer o jogo por 4×1 com dois gols do artilheiro do time, Wendel Alves deBrito. “Não tenho palavras para descrever a felicidade de ser campeãonovamente. Agradeço ao grupo por todo o empenho. Provamos que nossa vitória éfruto de um trabalho bem feito”, desabafa o atleta, que durante o campeonatofez dez gols.

“Nós reservamos 1 hora no período da manhã, durante três dias da semana, paratreinar adequadamente estes meninos. Essa vitória é uma conquista do grupo queeles conseguiram formar ao longo de quatro anos”, declara o professor de EducaçãoFísica e técnico da equipe campeã, Valter de Jesus.

Já no jogo feminino, a disputafoi mais acirrada. Depois de perder um pênalti, a escola Fazenda Coutos perdeua chance do empate com a Arlete Magalhães e, consequentemente, o título aoperder por 2×1. A autora do gol da vitória e artilheira da categoria com 13gols, Liliane Santos Souza, estava bastante emocionada com a conquista eaproveitou para deixar seu recado. “Pretendo tentar continuar jogando e seguircarreira futuramente”, afirma.

As equipes de handebol jogaram afinal nesta quinta-feira (14) e definiram a escola municipal Alexandrina Pitacampeã masculina e a Maria Constança (Mata Escura) campeã feminina. Estudantesentre 4 e 14 anos disputam a final de karatê, neste sábado (16), às 8h30, tambémno Ginásio de Esporte Nelson Cazumbá, em Valéria.

Jogos Municipais

Cerca de 40 mil alunos da rede municipal participam da competição, que prossegue até o mês denovembro nas seguintes modalidades: futsal, handebol – ambas nascategorias b (faixa etária entre 12 e 14 anos) e c (abaixo de 11 anos) –,voleibol, basquetebol, karatê, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica,além dos festivais de baleado, judô, capoeira e xadrez.

Os Jogos Estudantisrepresentam mais uma forma de manifestação da cultura esportiva escolar,vivenciada sob a forma de jogos competitivos, sistematicamenteorientados, integrados à prática pedagógica esportiva e cultural das unidadesde ensino. O evento tem como objetivo mobilizar a implantação de políticaspúblicas de revitalização do esporte escolar e promover a inclusão social dosalunos matriculados na rede municipal.

Histórico

O evento é umainiciativa do Programa de Educação Esportiva e foi iniciado em 2005,quando apenas algumas atividades esportivas isoladas eram realizadas nasescolas por iniciativa dos próprios professores. Neste primeiro ano,participaram 25 escolas, envolvendo 862 alunos, em seis modalidades: futsal,handebol, voleibol, atletismo, xadrez e natação.