Final de futsal, handebol e karatê dos Jogos Estudantis Municipais

13 de jun de 2012 - dev

Cerca de 1,4 mil alunos da rede municipal de ensino participam, nesta sexta-feira (16) e sábado (17), no Ginásio de Esporte Nelson Cazumbá (no Largo da Paixão, no bairro de Valéria), da final de três modalidades dos Jogos Estudantis Municipais 2012. As partidas de futsal e handebol – que contam com a participação de adolescentes de 15 a 17 anos, de ambos os sexos – acontecem nesta sexta, às 9h30. Já as lutas de karatê serão realizadas neste sábado, às 8h30, e envolvem estudantes entre 4 e 14 anos.

O evento é uma iniciativa do Programa de Educação Esportiva, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), que valoriza a cultura esportiva na cidade-sede da Copa do Mundo 2014. Cerca de 40 mil alunos da rede municipal participam da competição, que prossegue até o mês de novembro nas seguintes modalidades: futsal, handebol – ambas nas categorias b (faixa etária entre 12 e 14 anos) e c (abaixo de 11 anos) –, voleibol, basquetebol, karatê, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, além dos festivais de baleado, judô, capoeira e xadrez.

Os Jogos Estudantis representam mais uma forma de manifestação da cultura esportiva escolar, vivenciada sob a forma de jogos competitivos, sistematicamente orientados, integrados à prática pedagógica esportiva e cultural das unidades de ensino. O evento tem como objetivo mobilizar a implantação de políticas públicas de revitalização do esporte escolar e promover a inclusão social dos alunos matriculados na rede municipal.

Histórico

O evento é uma iniciativa do Programa de Educação Esportiva e foi iniciado em 2005, quando apenas algumas atividades esportivas isoladas eram realizadas nas escolas por iniciativa dos próprios professores. Neste primeiro ano, participaram 25 escolas, envolvendo 862 alunos, em seis modalidades: futsal, handebol, voleibol, atletismo, xadrez e natação.