Formação Continuada da Regularização de Fluxo instrumentaliza mediadores em Didática da Matemática

20 de jun de 2018 - Jornalismo

Na manhã do dia 14, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, realizou, no Centro de Referência LGBT, no Rio Vermelho, a Formação Continuada da Regularização de Fluxo, com objetivo de instrumentalizar mediadores e técnicos em Didática da Matemática e qualificar o atendimento pedagógico realizado em sala de aula, bem como em reuniões com os docentes da Rede Municipal que atuam nos Programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”.

“O objetivo fundamental nessa formação é trocar experiências com os mediadores de forma que eles possam fazer intervenções coerentes e sejam um verdadeiro apoio pedagógico para educandos e professores”, afirma Tatiana Macêdo, coordenadora do Programa de Regularização de Fluxo da Diretoria Pedagógica (Dipe/Smed). “Ressaltamos a importância da parceria com o Instituto Ayrton Senna desde 2015, para que o Programa aconteça, através de excelentes resultados obtidos a cada ano, das formações iniciais e continuadas, a parceria com as Gerências Regionais de Educação (GREs), que tem realizado um acompanhamento de excelência. Enfim, toda Rede em busca de resgatar a autoestima e o tempo perdido dos educandos em distorção idade/ano”, frisa.

Andréia Leite Lacerda de Andrade, agente técnica do Instituto Ayrton Senna, fala com entusiasmo dessa parceria.  “Gostaria de ressaltar o envolvimento do secretário Bruno Barral, sempre presente nos apoiando. Dessa forma nos esforçamos pra mudarmos essa realidade e juntos estamos obtendo excelentes resultados com apoio da Rede Municipal de Salvador”, disse. “Eu acredito em uma educação pública de qualidade e brigo por isso, pois tem como acontecer unindo forças. Um exemplo é esse trabalho conjunto do Instituto Ayrton Senna e da Secretaria Municipal de Educação, em busca de diminuir a distorção idade/ano”, afirmou.

A formação do dia 14 focou na Didática da Matemática, que é aprender a ensinar a matemática, sem “decoreba”, mas sim entendendo os conceitos, a lógica e as situações problemas. Todo material trabalhado estava alinhado com o material didático dos Programas para que os mediadores sintam-se mais seguros na condução das reuniões pedagógicas com os nossos professores, que são especialista, mestres e doutores. A próxima formação focará na psicogênese (níveis de escrita), visando fortalecer os conhecimentos em língua portuguesa e alfabetização e letramento.