Futebol, capoeira Angola, os esportes movimentam a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida

03 de ago de 2018 - Jornalismo

Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada em Valéria, viveram momentos especiais em julho, com uma programação de esportes diversificada. Aproveitando o evento da Copa do Mundo, realizado na Rússia, e com o uso da música “Aprendendo a jogar” de Elis Regina, como “Hino da Gincana”, o professor de Ed. Física Cláudio de Assis Rosa Alves, desenvolveu o projeto Copinha da Aparecida.

As ações envolveram as turmas do 2º ao 5º ano e do Acelera – IAS, com times formados por meninos e meninas. Toda a escola se mobilizou para o evento. Além do campeonato, as classes desenvolveram atividades pedagógicas acerca do tema Copa. Pesquisaram, por exemplo, o hino nacional, a história, culinária, personalidades, pontos turísticos da cada país que foi representado (Japão, Rússia, Brasil, Portugal, Uruguai, Alemanha, França e Argentina). Todos os alunos jogadores receberam medalhas e os times vencedores das chaves receberam troféus.

Capoeira – No dia 27 de julho, as turmas da Educação Infantil receberam representantes dos grupos de capoeira angola Corpo e Movimento (liderado pela Mestra Dandara) e Estilo Malícia (liderado pelo Mestre Vamp). Sediados no bairro de Valéria, os grupos participaram da culminância da sequência Capoeira do Álbum de Experiência 1º semestre do Grupo 5.

A professora Hosana Carmo dos Santos trabalhou com as turminhas do matutino e vespertino os aspectos da cultura afro brasileira e a importância da capoeira nesse contexto. Os alunos fizeram algumas perguntas para os capoeiristas e ficaram bastante envolvidos com a apresentação.