Gestão Escolar

Na construção de uma Educação de qualidade é importante reafirmar a função da escola pública enquanto espaço da diversidade, do coletivo, da aprendizagem significativa e da gestão democrática como meio de mobilização da realidade social.

Nesta perspectiva, a gestão escolar passa de apenas gerenciamento das ações que acontecem na escola para uma macroação em busca de inovações pedagógicas, de melhores decisões e soluções para os problemas educacionais, da realização de grandes ações, bem como do planejamento, da administração e da execução de projetos diversificados na escola.

De acordo com a Lei nº 036/2004, Art. 33, a direção da unidade de ensino do município será exercida pelo Diretor, Vice-diretor e pelo Conselho Escolar de forma solidária e harmônica, em pleito direto pela comunidade escolar.

  • Descentralização no processo de tomada de decisões
  • Autonomia
  • Participação
  • Transparência

O Conselho Escolar é um órgão colegiado formado por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar: diretores, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnicos-administrativos, alunos, pais ou responsáveis e comunidade local que participa de forma compartilhada das ações voltadas para o desenvolvimento da educação pública em cada escola nos âmbitos pedagógico, financeiro e administrativo.

Discutir as questões educativas e seus desdobramentos na prática político-pedagógica da escola. Desse modo, o Conselho Escolar tem as funções de Consultiva, Deliberativa, Mobilizadora e Fiscalizadora sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola que possibilitam diversas formas de participação.

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