Gestores de comunitárias capacitados para legalização de convênio

24 de jul de 2012 - dev

Mais de 70 gestores participaram nesta segunda (23) e terça-feira (24) do Encontro de Escolas Comunitárias promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o Conselho Municipal da Educação (CME). O encontro ocorreu na Faculdade Visconde de Cairú e teve como objetivo capacitar os dirigentes das Escolas Comunitárias para legalização das unidades, viabilizando repasse de recursos financeiros e o atendimento de uma educação qualificada às crianças.

De acordo com a coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Gilmária Ribeiro, o ponto principal do encontro foi orientar os gestores na elaboração dos documentos do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de Regimento Escolar. “Nós estamos realizando encontros mensais desde janeiro deste ano com oficinas de capacitação para dirigentes, visando a efetivação dos convênios para que os recursos municipal e federal sejam repassados a estas escolas”, explana.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Joelice Braga, a capacitação não é apenas para compor o processo de autorização, mas também para nortear as ações educativas nas escolas. “O PPP contempla as normas didático-pedagógica e disciplinar da escola. Já o regimento escolar é a concepção de ensino e de aprendizagem desenvolvida pela escola com as ações desenvolvidas, ou seja, a identidade dela. Desta forma a unidade ganha qualidade de ensino e credibilidade na comunidade”, completa.

“O maior problema para conseguir as verbas era realmente como elaborar os documentos do PPP e o Regimento Escolar. O curso está ajudando a tirar todas as nossas dúvidas sobre estes documentos”, afirma Maria das Graças Custódia, gestora da Creche Escola Comunitária MG, que atua com 85 crianças de 2 a 6 anos, localizada na Estrada das Barreiras.