Gestores municipais participam de I Encontro do Censo Escolar 2014

10 de jun de 2014 - dev

Os gestores das 426 escolas municipais e representantes das diversas coordenações da Secretaria Municipal da Educação (SMED) participaram na manhã desta sexta-feira (10) do I Encontro do Censo Escolar 2014. A abertura do evento, que tem como om o objetivo orientar as escolas acerca das novidades e procedimentos do censo, foi realizada pelo secretário municipal da Educação, Jorge Khoury.

O Censo Escolar 2014 teve início em 28 de maio e a coleta se estenderá até 15 de julho. A novidade de 2014 é que a Coordenação do Censo realizou uma enquete e as escolas tiveram a oportunidade de escolher a forma de fazer declarar os dados. As 235 escolas se optaram por fazer a declaração através da modalidade de migração dos dados estão trabalhando desde o início de maio na correção de seus dados no Sistema de Gestão Escolar (SIGEL). Para as escolas que não optaram pela migração, o sistema Educacenso está aberto para a declaração.

Durante a abertura do evento, o secretário da Educação destacou a importância da declaração correta dos dados. “Tanto os recursos, quanto as políticas públicas educacionais, dependem dos dados dessa coleta. Não tenho dúvidas que este encontro será extremamente positivo para toda a rede e que este ano teremos um processo tranquilo e exitoso, já que a secretaria vem investindo na qualidade do atendimento às escolas e declaração dos dados”, disse Jorge Khoury.

Importância do Censo -Os dados declarados no Censo Escolar constituem a base para a distribuição de recursos. O número de matrícula tornou-se uma referência obrigatória para os principais programas. Além disso, esta pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino.

Foi com base nos dados apurados pelo Censo que se detectou como um dos principais problemas do ensino fundamental a incidência de elevadas taxas de distorção idade/série, por sua vez reflexo das elevadas taxas de reprovação e abandono escolar. Neste ano, o Censo vai coletar informações específicas sobre as classes de aceleração. O resultado deste levantamento permitirá avaliar o impacto que esta iniciativa vem tendo junto aos sistemas de ensino e orientar os esforços para neutralizar as causas educacionais da distorção idade/série.