Gestores participam de apresentação sobre Matrícula Informatizada

27 de dez de 2011 - dev

Na tarde desta terça-feira (27), mais de 400 gestores se reuniram na Universidade Unopar, em Brotas, para o encontro de apresentação da Matrícula Informatizada 2012. A Matrícula Informatizada tem como objetivo assegurar a todo cidadão de Salvador o direito constitucional de acesso e permanência à Escola Pública Municipal. A meta para a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) é matricular 180 mil alunos na rede municipal de ensino em 2012.

“A finalidade do encontro é reunir todos os gestores da rede e passar para eles tudo o que vai acontecer, relacionado a matrícula, nessa última semana de dezembro e todo o mês de janeiro”, explica Cinthia Carvalho, coordenadora de Ações Socioeducativas (CAS).

As ações da matrícula são acompanhar o processo de atendimento nas escolas, monitorar remanejamentos e criação de novas vagas para atender à demanda, além de elaborar a portaria de matrícula e formulários de contingência; Promover a capacitação do sistema. A renovação de matrícula dos alunos da rede vai até o dia 31 de dezembro e é automática. Já para os alunos novos, a matrícula começa no dia 06 de janeiro.

“A matrícula é de extrema importância, pois é o pólo de acesso para os nossos alunos e a partir daí vamos dar continuidade a sua permanência na escola através dos nossos trabalhos pedagógicos”, afirma Cinthia. As explicações sobre a Matrícula Informatizada 2012 foram dadas por Cinthia Carvalho, Maria Dalva Souza, subcoordenadora de matrícula e Antônio Borges, coordenador Núcleo de Gestão e Informação (NGI).