Gestores têm até esta quarta-feira (15) para corrigir Educacenso

14 de abr de 2015 - dev

Termina nesta quarta-feira, dia 15 de abril, o prazo para que as escolas possam conferir a situação do aluno referente a 2014 no Educacenso. A Secretaria Municipal da Educação (SMED) alerta os gestores escolares para a importância do cumprimento deste prazo, uma vez que não será permitido qualquer tipo de alteração ou de complementação dos dados informados ao Censo após o encerramento do período oficial de retificação determinado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para conferir os dados informados e realizar alterações, se necessário, basta entrar diretamente no módulo “Situação do Aluno” do Sistema Educacenso, no portal do Inep. Os gestores devem verificar as informações de rendimento (aprovação ou reprovação) e movimento (transferência ou desistência do educando) no fim do ano letivo de 2014. A equipe técnica da SMED, responsável pelo Censo Escolar tem entrado em contato com as escolas desde o final de março para orientar em relação às correções necessárias. Qualquer dúvida, os diretores podem entrar em contato pelos telefones 3186-6621/2202-3046/2202-3085. O cronograma é o previsto pela Portaria nº 105 de 13 de março de 2014.

O Censo Escolar é o principal levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos sob a coordenação do Inep. As informações coletadas permitem traçar um panorama nacional da educação básica, referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. Os dados são ainda utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da educação básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação (MEC).