Ginastas de escolas municipais se apresentam no Salesiano

29 de set de 2008 - dev

Passos precisos, equilíbrio e muita técnica marcaram as apresentações de Ginástica Rítmica realizada por 482 alunas do ensino municipal no último sábado (27). O evento, que foi realizado no colégio Salesiano de Salvador, trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) através do Programa de Educação Esportiva.

Além da presença de toda a comunidade escolar, o evento contou também com a participação de familiares que torceram e vibraram com as apresentações das alunas. No total, oito escolas e uma APAE participaram do evento. “Nosso objetivo é motivar a participação das estudantes. É muito bom ver que a família compareceu e torce pelo desempenho delas”, diz o coordenador do evento, Adriano Pena.

Elisangela Ferreira tem duas filhas que se apresentaram e estava bastante motivada com a realização do evento. Para ela, a Ginástica Rítmica possibilita uma nova perspectiva de vida para suas crianças. “Como mãe, eu me sinto como se estivesse apresentando no lugar delas. Esse projeto é importante, pois tirou minhas filhas da rua e mudou o comportamento delas. Estou muito feliz! Elas brilharam”.

As ginastas, na faixa etária de nove à 15 anos, realizaram apresentações com bola, mãos livres, corda, arco e fita. Segundo a professora das escolas Bom Juá e Senhor do Bonfim, Tatiana Brandão, a inserção desse esporte na rede municipal é um desafio e já conseguiu revelar novos talentos, além também de ter o cunho social e educativo. “A Ginástica Rítmica valoriza e estimula a socialização e auto-estima. Não é um trabalho fácil, mas quando vemos o esforço e a vontade delas, tudo se torna muito gratificante”, afirma.

Os treinamentos são realizados na própria escola em dois dias da semana. De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Esportiva, Ivone Portela, a importância maior da realização desta atividade nas unidades municipais é promover a integração de um trabalho pedagógico desenvolvido durante todo o ano letivo. “Com ações como essas, a SMEC objetiva consolidar o esporte como propiciador de integração social”, explica.

A estudante Sther oliveira, 11 anos, do CSU Mangueira, já decidiu que pretende continuar praticando o esporte e futuramente participar das olimpíadas. “Sei que a ginástica me dá possibilidades de crescimento, por isso vou seguir a carreira”, finalizou.