Ginástica rítmica leva esperança para crianças do IAPI

10 de abr de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) entregou na última quarta-feira (08) mais um núcleo de ginástica rítmica. Desta vez, a Escola Cardeal da Silva, sediada no IAPI, foi a beneficiada. Com a inauguração, a Coordenação de Esportes totaliza nove espaços para a prática e ensino da modalidade nas unidades de ensino da rede.

“É muito importante a inserção da ginástica aqui, pois temos uma comunidade carente e sem oportunidades. As crianças e os pais precisam que a escola esteja apta para desenvolver projetos que modifiquem e transformem vidas e é isso que estamos fazendo juntamente com a SMEC”, diz a diretora, Ivete Pereira.

A estudante Rosana Conceição, 9 anos, não escondia a ansiedade e a expectativa para a primeira apresentação. “Sempre achei muito bonita a ginástica rítmica. Vou dar o melhor de mim para ser uma boa aluna e conquistar muitos prêmios futuramente, pois quero este esporte como minha profissão. Tenho certeza que estou me tornando mais disciplinada e dedicada aos estudos e serei uma perfeita ginasta”, afirma.

Cristiane Conceição, mãe de uma das alunas, conta que ficou muito feliz ao saber que a filha vai praticar um esporte “tão bonito que vai ajudar no seu desenvolvimento físico e psicológico”. “Sempre vi apresentações na televisão e achava que era algo inalcançável para minha filha. Mas agora vejo que ela está em uma escola boa, de qualidade e que oferece tudo de bom para o seu crescimento. Agradeço a todos pelo apoio”, diz.

De acordo com a coordenadora técnica do programa de ginástica rítmica, Tatiana Brandão, o esporte é importante, pois ajuda a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, a força, o ritmo e o controle. “A atividade tem suma importância para o aluno no que diz respeito aos aspectos psicomotores, na perspectiva de o aluno realizar movimento sempre em harmonia com a música, como um dançarino bem treinado”, explica.

A coordenadora do Programa de Educação Esportiva, Ivone Portela, acrescenta que atividades desse tipo ajudam a reduzir a evasão escolar uma vez que os estudantes deverão ter 100% de presença em sala para participar das atividades no turno oposto ao das aulas.

Os treinamentos são realizados na própria escola em dois dias da semana por professores e estudantes de educação física para aproximadamente 100 alunas inscritas, que receberam gratuitamente o material para a prática da ginástica rítmica como sapatilhas, colans, bolas e bambolês.