Governo federal e Prefeitura promovem capacitação para líderes quilombolas na área educacional

30 de set de 2005 - dev

Nos dias 05 e 06 de outubro, quilombolas da Bahia vão passar pela primeira capacitação voltada ao esclarecimento e à formação nos programas do Ministério da Educação. A abertura do encontro ocorrerá no dia, 05, às 8h30, no Banco do Brasil (Av. Estados Unidos, 561- 9 andar-Comércio). O objetivo desta ação é conscientizar os conselheiros e líderes destas comunidades a respeito da importância do controle social das políticas públicas educacionais. Estarão presentes representantes de 31 dos 101 municípios baianos onde existe esta população. O evento é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador. A abertura contará com a presença da secretária Olívia Santana, autoridades locais e representantes do MEC e da Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, da Presidência da República.

Existem 16 escolas municipais na capital baiana localizadas em áreas remanescentes de quilombos, com um total de 6.629 alunos. Quatro destas unidades escolares estão localizadas nas ilhas do município, 10 escolas na Coordenação Regional Escolar (CRE) Cabula, uma na CRE Orla e uma na CRE Itapuã.

De acordo com a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Alabaneide Peixinho, no encontro serão enfatizados os hábitos alimentares destes povos, identificando-se os alimentos mais nutritivos e os específicos de cada região.

Além de informações sobre a merenda escolar, os participantes receberão orientações sobre os programas de transporte escolar e Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do FUNDEF.

Programação

No primeiro dia do evento, dentre as diversas atividades oferecidas, serão apresentadas as “Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e o Programa Nacional de Alimentação Escolar”. Também serão realizadas palestras abordando “a alimentação escolar como um direito humano, dos pontos de vista legal e nutricional”. No segundo dia (6), o encontro será realizado no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAPS) da SMEC, localizado na Avenida Magalhães Neto, 1651- Pituba- ao lado da APAE. A abertura da programação do segundo dia será realizada ás 9 horas, pela Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, que apresentará a “Política Educacional para Comunidades Quilombolas”. O encontro será encerrado com debates e troca de informações de líderes quilombolas.

Fonte: MEC

Pedro Castro Filho (drt/Ba 1721)
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Municipal da Educação e Cultura