Grafiteiros internacionais participam de encontro em Salvador

18 de set de 2008 - dev

Cerca de 80 grafiteiros profissionais estão reunidos em Salvador no 1º Encontro Internacional de Grafite, promovido pelo Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). Desde o dia 13 de setembro (sábado), artistas do Chile, Colômbia, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Portugal, França, Estados Unidos e Canadá, e também de outros estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sergipe trocam experiências e dão vida aos muros da capital baiana.

Durante o encontro, os grafiteiros promoveram aulas ao ar livre para a população carente, mostrando técnicas utilizadas e destacando a importância de preservação do patrimônio público. Também visitaram os bairros de Massaranduba e Uruguai, onde buscaram interagir com a comunidade.

Na manhã do dia 18 (quinta-feira), os grafiteiros deram início à pintura oficial do evento, no muro localizado na descida do Canela (Campo Grande). As obras devem ser finalizadas na sexta-feira (19).

De acordo com a assessora técnica do Salvador Grafita, Amine Costa Reis, Salvador é pioneira em ações voltadas para os profissionais da área. “Em nenhum lugar do mundo os grafiteiros são valorizados como aqui. Eles recebem da Prefeitura salário, alimentação e transporte. Também, somente em Salvador esta arte está sendo ensinada em sala de aula. Por isso os grafiteiros de fora ficaram tão interessados em conhecer o que se faz aqui”, declara.

O evento será encerrado na noite de sexta-feira (19), na Praça da Cruz Caída, com festa Hip Hop e Dancehall, com DJ CEET Fouad.