GRE Liberdade/Cidade Baixa realiza projeto “Diálogos Pedagógicos com a EJA”

11 de set de 2018 - Jornalismo

A Gerência Regional de Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa, órgão da Secretaria Municipal da Educação (Smed), promoveu na segunda quinzena do mês de agosto, a 2ª Edição do Projeto “Diálogos Pedagógicos com a EJA”. Voltada às unidades escolares municipais que ofertam Educação de Jovens e Adultos (EJA), a iniciativa envolve a promoção de palestras e rodas de conversas, de cunho educativo, com a facilitação de assuntos e temáticas de relevância social.

Esta 2ª Edição foi marcada pela parceria com a Prefeitura Bairro da Cidade Baixa, tendo como ponto de partida o serviço disponibilizado, na unidade, pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos ( CEJUSC ), antigo Balcão de Justiça e Cidadania, supervisionado pela advogada Juliana Guanaes. “O objetivo do CEJUSC é ser reconhecido como um centro de referência em resolução de conflitos, de forma amigável e consensual, através da mediação e da conciliação. Por isso, um dos seus escopos é disseminar a cultura da paz e do diálogo em diversos espaços, em busca da prevenção de conflitos e inclusão social, para promoção da pacificação”, explica o subprefeito Cláudio Conduru.

Foram realizados encontros temáticos sobre “Comunicação Colaborativa no Ambiente Escolar”, e oferecidas palestras e dinâmicas sobre a concepção do conflito, comunicação não violenta, atitudes colaborativas, ferramentas da comunicação, entre outros. Organizados pela equipe de coordenadoras pedagógicas da GRE Liberdade/Cidade Baixa e conduzidos por Juliana Guanaes, os encontros tiveram envolvimento de alunos, professores, gestores e coordenadores da EJA, nas escolas da Cidade Baixa. A iniciativa teve como produto final a construção de material pedagógico com conteúdos lúdicos, como desenhos, frases e poemas, refletidos a partir dos aprendizados sobre paz, boa convivência e comunicação.

De acordo com a coordenadora Regional da Liberdade/Cidade Baixa, Juçara Rosa, uma das responsáveis pelo projeto, a continuidade dessas discussões em sala de aula é importante para efetividade da abordagem pedagógica. “A iniciativa contribui significativamente para uma boa convivência no ambiente escolar”, diz. Os trabalhos produzidos serão expostos no “Mutirão Faz a Ponte”, que oferecerá serviços jurídicos gratuitos à população, a ser realizado no dia 15 de setembro, das 8 às 12 horas, na Prefeitura Bairro do Subúrbio e Ilhas.

Segundo Ivone Portela, gerente Regional da Liberdade/Cidade Baixa, o projeto terá continuidade no mês de setembro com apresentação de novas temáticas. “Estamos encerrando esse bloco em agosto e iniciaremos, a partir da segunda semana de outubro, novo ciclo de rodas de conversas com a EJA”, informou.