GRE Subúrbio I realiza encontro para socializar experiências de sucesso na EJA

10 de set de 2018 - Jornalismo

Um encontro formativo e de socialização sobre práticas exitosas das escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim se configura a Iª edição do AC Parceiro, realizado pela Gerência Regional de Educação (GRE) Subúrbio I, no dia 31 de agosto.

De acordo com a coordenadora pedagógica da GRE Subúrbio I, Jacirema Piedade, durante o encontro as unidades apresentaram projetos inovadores que buscam a qualificação das aprendizagens das turmas dessa modalidade de ensino. “Todas essas propostas são inspiradoras e os temas desenvolvidos estão em consonância com os saberes da EJA”, destacou. Apresentaram projetos as escolas municipais Armando Carneiro da Rocha (Praia Grande), Coração de Jesus (Lobato), Geraldo Bispo dos Santos (Plataforma), Manoel Henrique Barradas (Ilha Amarela) e Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães (Rio Sena).

Com projeto intitulado “Café Literário”, a Escola Municipal Manoel Henrique Barradas levou os alunos a se aprofundarem nas histórias do bairro de Ilha Amarela, como sinaliza a coordenadora Sheila Azevedo. “Foi gratificante trabalhar com a identidade do bairro, através da roda de conversa com uma moradora antiga da localidade. O Café Literário propiciou o resgate da história aliado à contação de histórias”, enfatiza.

Já a Escola Municipal Geraldo Bispo abordou o tema “Jornal do Aprendiz” com os alunos da EJA I. A professora Marfisa Santos considerou significativa a experiência de trabalhar com o projeto. “O Jornal do Aprendiz nos permitiu trabalhar diversos gêneros textuais e os educandos participaram ativamente dessa construção coletiva e individual, que também contribuiu para o processo de aquisição de leitura e escrita, tão almejada por esse público”, finaliza.