Guarda Municipal participa de Jornada Pedagógica

11 de fev de 2011 - dev

Ontem (10), a Guarda Municipal do Salvador esteve na escola Antônio Eusébio, no bairro do Cabula, representada pelos agentes do Núcleo de Projetos Especiais- Nupe, que palestraram sobre o tema Escola e Família. O grupo, que é voltado para a educação, prevenção à violência e valorização do cidadão, foi convidado a participar da Jornada Pedagógica pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer- SECULT, que propôs o tema que será discutido até hoje (11), e tem sido discutido em toda a rede escolar municipal desde o último dia 07, em trabalhos pedagógicos internos.

O Nupe apresentou algumas estratégias para aproximar a escola e a família. “Sugerimos a criação de oficinas tais como as de informática e culinária, a criação do dia da família dentro da escola, além de desenvolver gincanas e tantas outras atividades que podem aproximar pais, professores e estudantes”, explica Elza Carolina, integrante do Nupe. O grupo contribuiu com o processo de capacitação junto aos professores, e também durante a palestra fez um link da temática em pauta com a preservação do patrimônio público, lembrando que quando a família e a escola não estão efetivamente presentes no processo de formação, a sociedade como um todo sofre as consequências.

Para os educadores, os papéis dentro da escola estão invertidos. Na reunião, alguns professores admitiram que chegam a assumir responsabilidades que não é de competência deles, outros relatavam os inúmeros obstáculos que encontram quando a criança tem uma família desestruturada, além dos problemas que enfrentam na sala de aula provocados pelas mudanças de valores que vêm ocorrendo na sociedade. “A escola pretende fazer uma sondagem através de um questionário sobre a vida da família. A idéia é conhecer a família de cada aluno e todas as situações, sabendo todas as dificuldades e potencialidades, onde iremos desenvolver um trabalho dentro desta perspectiva, para possibilitar um maior convívio entre a escola e a família e fazer com que esta acompanhe a educação da criança com maior intensidade”, esclarece a coordenadora da escola, Nohara Alcântara.

A Guarda Municipal já desenvolve trabalhos na Escola Municipal Antônio Eusébio desde o segundo semestre de 2009. Para a gestora Acilan Nogueira, a parceria vem surtindo efeitos significativos no suporte e subsídio aos professores. “Os alunos já enxergam os Guardas Municipais como parte integrante do nosso grupo. Eles têm um carinho e um respeito muito grande pela instituição”, afirma. O Nupe pretende ainda desenvolver uma palestra para os pais, abordando essa mesma temática, uma vez que entende que não basta mobilizar apenas a escola. O grupo espera continuar com a parceria e desenvolver seus projetos ao longo de 2011.