História da África é tema de peça do Projovem

18 de mar de 2010 - dev

Uma verdadeira aula de história retratando desde a retirada dos negros da África, passando pelos horrores dos navios negreiros e chegando até os dias atuais. O talento artístico dos alunos do Projovem Urbano de Salvador ganhou espaço na apresentação da pré-estréia, nesta quarta-feira (17), da peça Os Filhos da Abolição do grupo de teatro “Harambê, Nós é Nóis”, formado por alunos e ex-alunos do programa e moradores de diversas comunidades da capital baiana.

A apresentação aconteceu no teatro do IRDEB, na Federação, mas o espetáculo segue nos próximos dias 24, 28, 30 e 31 de março, às 19 horas. O grupo também irá se apresentar na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Teatro Dona Canô, no próximo sábado e domingo (dias 20 e 21 de março).

A peça tem direção do ator Cristóvão da Silva, integrante do Bando de Teatro Olodum, e é composta por 12 integrantes que utilizam diversas linguagens artísticas como a dança, teatro e expressão corporal. “A arte e a cultura estão presentes na vida dos jovens. A idéia do grupo é para que eles possam mostrar e afirmar seus talentos aproveitando a oportunidade que o programa oferece”, pontuou Cristóvão.

Durante a apresentação, cenas fortes que prendem a atenção do espectador e promovem a reflexão a respeito de todo o sofrimento durante o período da escravidão até os dias de hoje, mostrando a contribuição dos negros no mundo e inclusive na Bahia, abordando assuntos como cotas para afro descendentes, desigualdades sociais e o preconceito.

Para a coordenadora executiva do Projovem Urbano de Salvador, Daniela Useda, a peça estimula e valoriza o talento dos alunos, abrindo espaço para que eles desenvolvam suas aptidões artísticas.

A aluna Jeane Maria de 28 anos, mãe de seis filhos, afirmou que o Projovem está sendo uma oportunidade única, que mudou completamente o seu comportamento perante a sociedade e na sua própria rotina diária. “Acho excelente essa experiência. Aqui podemos interagir com a área da cultura além de nos inserir no mercado de trabalho”, comentou.

A formação do grupo teve início em 2007 nas oficinas de teatro do ProJovem Urbano, realizadas no Instituto Municipal de Educação Professor Jose Arapiraca (IMEJA), na Boca do Rio. Inicialmente formado por estudantes que se destacaram nas audições de teatro daquele ano, o grupo cresceu e hoje atinge jovens da comunidade do entorno da escola Municipal Parque São Cristóvão, onde os ensaios são realizados aos domingos.