Icbie e Secult inauguram biblioteca na Ribeira

03 de ago de 2010 - dev

O Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), realizou no último final de semana a inauguração da Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci, através do Projeto Leitura Arte e Inclusão Digital. O evento foi aberto ao público e contou com a participação do cônsul italiano Giovanni Pisanu, do presidente do Icbie, Pietro Gallina, do subsecretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliezer Cruz, além dos 26 grafiteiros integrantes do Projeto Salvador Grafita.

A programação de inauguração incluiu apresentações de teatro, leitura, grafitagem em muros da comunidade e exposição fotográfica. As atividades são baseadas nas obras de Leonardo da Vinci e o acervo da biblioteca possui, além de livros, pinturas, desenhos, CDs, DVDs e partituras musicais. O espaço funciona da sede do Icbie, na Ribeira, e está aberto ao público todas as terças e quintas-feiras, das 9h as 12h e das 14h às 15 horas.

A partir de agora, além da disponibilização do acervo para a comunidade, o espaço também abrigará cursos de desenho, línguas, informática e mutirão de grafitagem, dentre outras atividades, tudo com o objetivo de atrair a população para o espaço de cultura.

“A presença maciça da comunidade na inauguração superou as nossas expectativas, principalmente no sábado, quando um artista da comunidade apresentou sei livro sobre os novos alagados. Mas, infelizmente ainda não temos a cultura de freqüentas espaços como esse, por isso, vamos realizar eventos na biblioteca que atraiam a população num primeiro instante. Temos certeza que a partir daí as pessoas começarão a valorizar e freqüentar o espaço”, comemorou Marlene Souza, coordenadora do Icbie.