ICBIE e SMEC em intercâmbio cultural

29 de abr de 2009 - dev

O Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE) está promovendo intercâmbio cultural entre a Secretaria da Educação e Cultura do Município de Salvador (SMEC), organizações culturais e educacionais da Itália, Alemanha e Suíça.

O secretário Carlos Ribeiro Soares, o coordenador do Projeto Salvador Graffita, Edvando Luís Castro Pinto, e o fotógrafo e relações públicas do Instituto de Cultura, José Paranaguá, foram convidados para participar de visitas ao Centro de Bolonha (Itália) e encontros entre os brasileiros e secretários da cidade.

A programação, iniciada em 19 de abril, inclui visitas oficiais às instituições que estão apoiando o encontro e à sede do ICBIE em Roma, local onde será realizada uma exposição de fotos e vídeos desenvolvidos pelo ICBIE Brasil no Projeto Salvador Grafita.

A SMEC apóia os grafiteiros profissionais e a capacitação de jovens que tenham interesse pela arte de rua. Por isso, juntamente com a Região Emília Romagna da Itália, Prefeitura de Bolonha, ICBIE e Salvador Grafita criou o projeto Oficina de Rua que oferece aos jovens da Cidade Baixa cursos de informática, computação gráfica, italiano, inglês, cidadania, gestão de grupo, história da arte, serigrafia, desenho e pintura mural (grafitagem).

Após estas aulas, os alunos realizarão estágios em bairros de Salvador e formarão mutirões para levar a arte às ruas da cidade, colorindo os muros dos bairros e fazendo pequenos reparos nas casas da comunidade utilizando o grafite. O objetivo do projeto é formar multiplicadores e levar a arte dos jovens baianos para todo o mundo.