II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

07 de abr de 2009 - dev

Nos dias 14, 15 e 16 de abril acontece a II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Salvador, no salão Xangô do Centro de Convenções do Estado da Bahia.

A Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), realizou entre os dias 26 e 31 de março plenárias locais em diversos bairros para a preparação da conferência, quando foram escolhidos os delegados que vão representar a sociedade civil. Durante os encontros foram debatidas as propostas de políticas afirmativas para a cidade, o Conselho Municipal da Comunidade Negra, a Semur e a importância da II conferência para o município de Salvador.

Para a secretária Maria Alice da Silva, estes encontros foram importantes para manter a democratização do processo de construção das políticas afirmativas na cidade. “Nas plenárias o cidadão negro pôde avaliar as ações desenvolvidas pela Semur nos últimos anos”, afirmou. A secretária explicou ainda que o espaço serviu como via de capilarização das diretrizes, tendo em vista a Conferência Nacional. “Imagine que os indicativos tirados na Liberdade, por exemplo, podem ser referência para todo o Brasil. Esta participação popular é a mágica da democracia”, declarou.

Na II Conferência estarão reunidos delegados da sociedade civil e representantes do Governo Municipal. As propostas municipais seguem para debate na instância estadual e, por fim, na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de junho.