Ilha de Bom Jesus recebe a 8ª edição da Mostra Quilombola

06 de dez de 2018 - Jornalismo

Foi realizada na sexta-feira (9) na Ilha de Bom Jesus dos Passos a 8ª Mostra Quilombola que reuniu as dez escolas localizadas nas ilhas. Cada escola apresentou os trabalhos realizados durante o ano letivo acerca da cultura do povo quilombola. O evento teve como objetivo sensibilizar as comunidades escolar e locais, visando favorecer a reflexão e o fortalecimento da identidade quilombola.

A mostra surgiu em 2011 com a necessidade da formação dos professores que atendem as comunidades das ilhas.  “A expectativa é que sejam apresentados os trabalhos que as escolas produziram durante todo ano letivo de 2018, com foco na lei 10.639 e na lei 11.645, e mostrar a cultura local de cada ilha, fazendo a integração com essa comunidade que está recebendo pela segunda vez nossa mostra”, diz Rafaela Nascimento Oliveira, coordenadora pedagógica da GRE Subúrbio II e Ilhas e uma das idealizadoras da mostra. “Esperamos que todos os pares saiam daqui conhecendo um pouco da cultura quilombola e possam levar para seus contextos outras práticas metodológicas para que consigamos consolidar de fato e implementar as diretrizes escolares quilombolas”.

O evento contou com a participação de representantes e coordenadores da GRE Subúrbio II, da Secretaria Municipal da Educação (Smed), da Sociedade Civil Quilombola Dom João, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), professores, gestores das ilhas, alunos e comunidade escolar.

Mais de 400 alunos participaram da mostra que teve apresentações musicais, de dança e capoeira, da filarmônica da comunidade que é centenária e que também faz parte desse legado quilombola. Uma exposição contou com o  material de arte produzido por cada escola e todos conheceram o mascote de cada ilha. Houve, ainda, palestra sobre empoderamento feminino, oficinas de turbantes, penteados afros, dança, teatro e artesanato, além de produtos da cultura e culinária locais.

O gerente regional Marco Aurélio Guimarães agradeceu ao poder público e falou da satisfação de mais uma mostra realizada na Ilha. “Sempre é uma enorme satisfação da nossa gerência, através da coordenação pedagógica, participar desse movimento que vem crescendo a cada ano. O nosso agradecimento fraternal à Prefeitura e à Smed que deram todo apoio possível nesse processo.”

Quem também estava satisfeita em ser, pela segunda vez, a anfitriã do evento, foi a gestora da Escola Municipal de Bom Jesus, Aline Maria Santos Ferreira. “Cada ano essa edição acontece em uma comunidade, já tivemos na Ilha de Maré e nas diversas comunidades da região e essa é a segunda vez que acontece aqui em Bom Jesus. Pra mim é muito gratificante ter a realização da mostra em nossa Ilha. É muita responsabilidade abrigar tantas crianças e ainda saber conduzi-las com direcionamento, mas a gente recebe esse projeto com muito carinho e gratidão.”

Os professores da ilha estavam com sentimento de dever comprido pelo trabalho realizado, foi o que demostrou a professora Kelly Francisca de Assis, da Creche e Pré Escola Primeiro Passo Ilha Amarela . “Adoro trabalhar com a comunidade da Ilha que são pessoas maravilhosas, eles tem me recebido muito bem e trabalhar com essa equipe pedagógica é maravilhoso. O que nós estamos fazendo aqui hoje é ensinar a eles um pouco da cultura quilombola para no futuro representarem com muito orgulho o local de onde vieram”.

Ao final do evento uma caminhada cultural foi realizada ao som da charanga local com musicais regionais.

Escolas participantes:

– Escola Municipal Marcílio Dias- Ilha dos Frades/ Paramana

– Escola Municipal Bom Jesus- Ilha dos Frades

– Escola Municipal Dr Antonio Carlos Magalhães – Bom Jesus

– Creche e Pré Escola Primeiro Passo Ilha Amarela – Bom Jesus

– Escola Municipal de Bananeira – Ilha de Maré

– Escola Municipal de Botelho- Ilha de Maré

– E.M. Nossa Senhora de Fátima- Porto dos Carvalhos/ Ilha de Maré

– E.M. de Ilha de Maré- Praia Grande/ Ilha de Maré

– E.M. Nossa Senhora de Santana- Santana/ Ilha de Maré

– E.M Claudemira Santos Lima- Santana/ Ilha de Maré