IMEJA é entregue à comunidade após reforma

25 de set de 2009 - dev

Depois de passar por muitos reparos, incluindo a reforma da quadra de esportes, pintura geral e revisão na rede elétrica e hidráulica, o Instituto Municipal Professor José Arapiraca (IMEJA), na Boca do Rio, foi reinaugurado na tarde desta sexta-feira (25).

Na ocasião, a comunidade participou da solenidade de entrega e recepcionou o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, e o secretário municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares. A obra faz parte da série de reinaugurações que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), vem executando.

Cumprindo o compromisso com a Rede Municipal de Ensino de não apenas primar pela qualidade do ensino, mas também, em oferecer infra-estrutura adequada e humanitária, o secretário Carlos Soares destacou que é necessário acreditar e investir nos adultos de amanhã. “O prefeito João Henrique tem me dado total apoio para que eu possa cumprir com as promessas que venho fazendo paras a diretoras e professoras das escolas. Nossa meta é recuperar todas as escolas da rede”, afirmou.

João Henrique parabenizou os colaboradores da instituição e afirmou que as novas instalações servem de estímulo para que a qualidade do ensino na capital seja cada vez melhor. “Trata-se de um modelo de gestão educacional no município”, frisou o prefeito.

Professores, coordenadores e principalmente os alunos do IMEJA, estavam radiantes com as mudanças positivas na unidade. “Agora é preciso preservar a escola, pois, nós mesmos, somos os principais beneficiados”, disse a aluna Fernanda Nascimento, do 7º ano.

A diretora, Magda Ferreira Guimarães, lembrou que a festa também marca os 20 anos de existência da instituição, aproveitando para agradecer ao secretário por conta do esforço da equipe de reestruturação da rede física escolar para concluir a reforma da unidade e ressaltar que em todo o período de reforma a escola não interrompeu, em nenhum momento, a rotina das aulas.

Os estudantes do IMEJA prepararam diversas apresentações como roda de capoeira, desfile de moda, dança de salão, além de um musical com os alunos do 2º ano, que tocaram flauta. A escola funciona os três turnos e atende alunos da 1ª a 8ª série do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (SEJA). Além da educação convencional, o IMEJA oferece cursos gratuitos abertos à comunidade de teatro, dança, música, jiujitsu, karatê, violão, dentre outros.

Inauguração do Núcleo Psicopedagógico

Além da reestruturação da rede física escolar, foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (25), o Núcleo Pesicopedagógico Professora Magda Guimarães, que servirá para tratar das dificuldades de aprendizagem dos estudantes. O núcleo foi criado por iniciativa da diretora Magda, com apoio da Secult, para atender ao aluno, mediador e à família, através do projeto “O IMEJA no Processo de Inclusão”.

O projeto visa trazer o olhar clínico de profissionais especializados nas psicologias de aprendizagem, afetiva e social. Através da escuta e da utilização de técnicas e recursos psicopedagógicos, profissionais da educação vão identificar os problemas de dificuldade de aprendizagem dos estudantes, contribuindo para a diminuição da repetência e evasão escolar.

De acordo a professora e psicopedagoga especialista em deficiência mental, Auzerina Costa, a proposta é criar meios para que a aprendizagem desses alunos aconteça de fato. “Estamos em busca do mesmo objetivo que é a construção do cidadão sadio e capaz de transformar seu próprio caminho” finalizou.