Inauguração de escola de grande porte marca início do ano letivo

24 de jan de 2013 - dev

O ano letivo 2014 será iniciado em clima de festa na rede municipal de ensino de Salvador com a entrega da nova sede da Escola Municipal Antônio Euzébio, no Cabula, nesta segunda-feira (27), às 10h. A unidade foi construída seguindo padrões modernos de arquitetura e acessibilidade e tem capacidade para atender 400 estudantes. Com a construção da nova sede, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) ampliou a capacidade de atendimento na unidade. Por isso, ainda há 100 vagas para receber novos alunos. Entretanto, por conta da procura, o quadro de estudantes deve ser totalmente preenchido nos próximos dias.

A solenidade de entrega da escola terá a presença do prefeito ACM Neto e do secretário da Educação Jorge Khoury, além de autoridades e representantes da comunidade local. A Municipal Antônio Euzébio vai beneficiar 400 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º) e possui seis salas de aula, sala de informática, sala multifuncional, biblioteca, brinquedoteca, refeitório, cozinha e área de lazer coberta. Durante a inauguração também serão anunciadas novidades para a rede municipal.

Aproximadamente 135 mil alunos, matriculados nas 425 escolas da rede municipal, voltam às salas de aula nesta segunda (27). O início das aulas foi antecipado por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil, já que durante o torneio os alunos estarão de férias, ampliando o recesso junino que durava em média 15 dias para um mês. Além da nova escola, outra novidade é duas unidades de ensino ingressaram no programa Aluno em Tempo Integral, ampliando para 12 o número de unidades que oferecem Educação em tempo integral na rede.

“O início do ano letivo é sempre motivo de festa e temos certeza que, por conta do trabalho do prefeito ACM Neto, que tem priorizado a Educação desde os primeiros dias de sua gestão, 2014 será um ano em que teremos ainda mais avanços na Educação pública de Salvador. Estamos confiantes e toda nossa equipe está mobilizada para continuar realizando uma verdadeira revolução na rede municipal que colocará Salvador entre as melhores cidades do país neste quesito”, comemorou Jorge Khoury.

Salvador Alfabetiza – Outra novidades para o ano letivo é a prorrogação da Operação Salvador Alfabetiza até dezembro deste ano. A decisão, publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (23), foi baseada na necessidade de continuar corrigindo a defasagem na aquisição dos conhecimentos básicos de leitura, escrita e alfabetização matemática de um número significativo de alunos, dando sequência ao esforço empreendido com as ações iniciadas no ano passado por meio da operação, criada pelo Decreto nº 23.810/2013.

Considerando ainda que tais conhecimentos são indispensáveis para uma aprendizagem curricular qualificada e capaz de garantir às crianças o acesso aos conhecimentos sistematizados, sem os quais restará comprometido o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Planejamento Estratégico do Município 2014-2016 e que, apesar dos avanços na concepção de um sistema estruturado de ensino próprio alcançados com o Salvador Alfabetiza, ainda se faz necessária a continuidade das ações, tendo em vista a complexidade e dimensão do projeto.

Outro objetivo da prorrogação é que, apesar dos avanços na concepção de um sistema estruturado de ensino próprio alcançados com o Programa Salvador Alfabetiza, ainda se faz necessária a continuidade das ações, tendo em vista a complexidade e dimensão do projeto, sobretudo diante do propósito de implantá-lo em toda a Rede do Município.