Inclusão digital desenvolvida pela SMEC é referência nacional

21 de set de 2007 - dev

Em palestra realizada durante o III Seminário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Salvador (Setip), no dia 21 de setembro, no Centro Cultural da Câmara Municipal, o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Silva, afirmou que diversas cidades da Bahia e do país estão interessadas em adquirir a tecnologia em inclusão digital concebida e executada na atual gestão pela SMEC. Dentre os maiores avanços no setor, a Prefeitura implantou a Matrícula Informatizada Social, que agilizou o processo de inscrição de novos alunos. As filas para matrículas varavam as madrugadas e atualmente os novos alunos são inscritos pelos seus responsáveis em apenas 15 minutos de atendimento. Recentemente, o site da Microsoft em português publicou matéria informando que o programa de inclusão digital da SMEC é o maior do gênero no país. O seminário é uma realização da Prodasal.

Outra novidade desta gestão lançada durante o atual ano letivo foi o Centro de Produção de Aulas Multimídia. “Este núcleo de produção já concebeu 47 aulas multimídia. Os temas são sugeridos pelos professores, que são capacitados a lidar com a tecnologia necessária”, afirmou.

“Após a informatização do processo de matrícula e a utilização da informática nas funções administrativas das escolas, a implantação das aulas multimídia foi uma alteração de metas visando a utilização da Tecnologia de Informação (TI) como ferramenta importante para a elevação do processo de ensino e aprendizado”, pontuou. A SMEC também esteve representada no evento paralelo ao seminário (a Feira Popular de Tecnologia – Infopop) através de um stand da Fábrica do Saber, onde foram demonstradas as aulas multimídia.

Estas ações só foram possíveis graças ao processo de informatização das escolas municipais implantado na atual administração. Atualmente, todas as escolas de rede municipal de ensino estão conectadas à internet via banda larga. E até o final de 2004 existiam somente 56 laboratórios de informática na rede municipal de ensino, composta por 368 escolas. Hoje em dia, 163 escolas possuem laboratórios de informática nas suas dependências. Alcem da utilização desses equipamentos pelos alunos, também são realizados cursos gratuitos de informática nas escolas abertos para as comunidades situadas no entorno das unidades de ensino.

Já a informatização das funções administrativas trouxe grande economia e celeridade nos ritos processuais. Através do site www.smec.salvador.ba.gov.br, os gestores escolares acessam o Serviço de Informação e Gestão Automatizada (SIGA). Através deste sistema, os diretores escolares podem realizar suas solicitações ao órgão central da SMEC.

O seminário, que reuniu gestores públicos e especialistas de vários estados do Brasil e teve como tema central de abordagem “Governo e cidadania – informação ao alcance da população”, foi dividido em quatro painéis: Informação ao Alcance da População; Serviços Eletrônicos para o Cidadão – Casos de Sucesso; Governando com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Governo e Cidadania.