Inclusão e respeito às diferenças são temas de roda de conversa na Escola Municipal Manoel Francisco

25 de abr de 2018 - Jornalismo

Autismo, inclusão e acolhimento às crianças com deficiência foram os temas de uma roda de conversa com os alunos da Escola Municipal Manoel Francisco do Nascimento Brito, localizada em Sussuarana. Os assuntos foram abordados de forma lúdica e interativa pela neuropsicóloga Daniele Lago Bispo, a escritora Martha Galrão, e por Maíra Cavalcante, coordenadora do projeto Mães – Autismo: Conhecer pra Entender.

Atentos e interessados, os alunos, com idades entre 4 e 15 anos, ouviram a história de Nina, uma criança com microcefalia, personagem do livro Convivendo com as diferenças: uma menina chamada Nina, em seguida dialogaram com a autora, Martha Galrão. Durante o evento, também assistiram a vídeos e conversaram com Maíra e Daniele.

A curiosidade das crianças era visível, assim como a compreensão e a receptividade aos assuntos abordados. “Foi uma ação esclarecedora e enriquecedora para alunos e professores”, avalia Rômulo Augusto Batista da Silva, gestor da escola. “A abordagem foi adequada para a idade dos alunos e muitos aprimoraram o conhecimento através da fala da mãe de uma criança autista e de uma neuropsicóloga”, frisou.

De acordo com ele, a roda de conversa foi uma ação integrante do projeto anual “Diversidade e Inclusão: As diferenças nos enriquecem, o respeito nos une”, instituído pela escola. “Como estamos recebendo alunos de inclusão, consideramos pertinente trabalhar pedagógica e didaticamente sobre respeito às diferenças”, disse. As atividades do projeto serão desenvolvidas ao longo do ano letivo.