Influência das línguas africanas é tema de encontro em São Caetano

04 de maio de 2011 - dev

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) São Caetano promoverá nesta quinta-feira (5), às 8h30, no salão da 1ª Igreja Batista do bairro, o primeiro encontro do Projeto Repensando a Lei 11.645/08 com a palestra sobre “A Influência das Línguas Africanas no Português Brasileiro”.

O objetivo do trabalho é fornecer subsídios para prática do docente em sala de aula sobre as leis 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatório o ensino das culturas africana e indígenas, respectivamente, e fomentar o trabalho com a diversidade para que as crianças entendam que a sociedade é formada por povos diferentes.

O evento será proferido pela professora, etnolinguista, doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire, membro da Academia de Letras da Bahia, membro do Núcleo do Grupo de Estudos Africanos em Línguas e Culturas (NGEALC), Yeda Pessoa de Castro.

O encontro, que tem o apoio do Grupo de Trabalho da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap) com a CRE sobre as Leis, tem como público alvo professores, gestores, vices, coordenadores pedagógicos e estagiários que prestam serviços a rede municipal de educação. São disponibilizadas 10 vagas por CRE – são 11 no total.

O Projeto Repensando a Lei será mensal, desenvolvido de maio a novembro de 2011, com a participação de outros membros do grupo NGEALC e parceiros, que desenvolverão palestras, minicursos, seminários e workshop.