Início do ano letivo- Prefeitura inaugurará Centros Municipais de Idiomas

18 de fev de 2008 - dev

Teve início hoje (18) as aulas da rede municipal de ensino. As portas das 368 escolas e 47 creches foram abertas para os 159.503 alunos de Educação Infantil (0 a 05 anos), Ensino Fundamental (1ª a 9ª séries) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No primeiro dia do ano letivo, o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, proferiu uma aula inaugural, na Escola Teodoro Sampaio (Santa Cruz) para alunos, funcionários, professores e pais de estudantes, ressaltando as responsabilidades do alunado, responsáveis e Poder Público Municipal tendo como objetivo comum ofertar uma educação pública de qualidade.

Após sua palestra, o secretário anunciou que a partir de março serão inaugurados os primeiros Centros Municipais de Idiomas. Alunos da rede passarão a contar com aulas de Inglês e Espanhol extra-curriculares a serem realizadas no turno oposto às aulas. “Serão 11 centros. Os primeiros inaugurados serão em Itapuã, Cajazeiras, São Caetano e Subúrbio. Nossos alunos já têm aulas de Inglês e Espanhol a partir da 5ª série. Mas com esta inovação, nossos estudantes poderão se aperfeiçoar”, avaliou.

Os centros funcionarão em prédios alugados pela Prefeitura. A meta é beneficiar, após a inauguração dos 11 Centros, 57.000 alunos. Também serão contemplados profissionais que lidam diretamente com o turista. “Sem perder o foco na nossa prioridade (os alunos da rede), a educação municipal pode e deve beneficiar outros segmentos. Portanto, os centros também estarão abertos para aulas gratuitas de idiomas voltadas para taxistas, guardas municipais, baianas de acarajé e outros profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o turismo. È necessário aproveitar esta vocação da nossa cidade através da qualificação e valorização do profissional”, enfatizou.

Informática

Mãe de duas alunas na Escola Municipal Teodoro Sampaio, Maria Aparecida Santos afirmou que a escola oferece um ensino de qualidade. “Um dos maiores avanços é o laboratório de Informática, que será importante quando elas forem tentar conseguir um emprego”, avaliou. Uma de suas filhas, Marilene Santos Cerqueira, aluna da 7ª série, afirmou que “as duas coisas que mais gosto na escola é utilizar os laboratórios de Informática e a atividade de contação de histórias”.

Até 2004, haviam somente 56 laboratórios de Informática nas unidades escolares da rede. Atualmente, já existem 163 infocentros instalados em escolas municipais. E recentemente foi inaugurado um Centro de Produção de Aulas Multimídia. E todas as 368 escolas são conectadas à internet banda larga para finalidades administrativas.

A Prefeitura também tem investido na adequação e ampliação da rede física escolar. Desde 2005, já foram construídas na rede municipal de ensino seis novas escolas; quatro foram reconstruídas e 44 totalmente reformadas.

Já os avanços pedagógicos podem ser constatados pela queda contínua dos índices de evasão e repetência na rede municipal de ensino. O índice de reprovação em 2004 era de 22,40%. Em 2006, 21,55% dos alunos matriculados foram reprovados. Em 2007, o número de alunos reprovados diminuiu para 11,68%. Em toda a década, os índices de reprovação ficavam na casa dos 20%. Em 2004, o índice de evasão chegava a 15,22% e em 2006 a taxa foi de 12,53%. O índice de evasão escolar voltou a descer em 2007, para 11,22%.

Esteve presente à aula inaugural, o coordenador-geral da APLB/Sindicato, Rui Oliveira.