Inscrição para 2ª etapa da Educação Infantil encerra nesta sexta(30)

29 de jan de 2015 - dev

A inscrição para a segunda etapa da matrícula para Educação Infantil na rede municipal de ensino de Salvador encerra nesta sexta-feira (30). Mais de 10 mil vagas estão disponíveis. Os pais ou responsáveis das crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade devem procurar qualquer uma das 427 escolas do município para realizar a inscrição. Quem fez a inscrição na primeira etapa e não foi contemplado também precisa atualizar os dados, já que as escolas escolhidas inicialmente podem não ter mais vagas disponíveis.

A primeira etapa da matrícula para Educação Infantil da rede municipal garantiu vaga para 5.550 crianças. Entretanto, 967 inscrições não foram confirmadas e outros 74 pais recusaram a unidade escolar que conseguiram vaga ou não comprovaram os critérios de prioridade declarados. Essas vagas voltam a ser disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), que está ofertando 10.012 vagas na segunda etapa da matrícula.

Assim como na primeira etapa, as vagas serão distribuídas começando pelo grupo de crianças que atende ao maior número de critérios de prioridade até chegar ao grupo que não atende nenhum dos critérios. A distribuição de vagas será realizada por unidade de ensino e quando o número de vagas ofertadas é maior do que o número de crianças inscritas que atendem a todos os três critérios, todas serão contempladas e passaremos ao próximo grupo de crianças. Enquanto a oferta de vagas for maior do que a demanda, todas as crianças serão atendidas, no caso em que a oferta for menor do que a demanda, será realizado um novo sorteio, no dia 4 de fevereiro.

No ato da confirmação da matrícula também será necessário comprovar com documentos e laudos médicos as prioridades declaradas na inscrição. São consideradas prioridades crianças com necessidades especiais, beneficiárias do programa Bolsa Família e com irmão gêmeo concorrendo no mesmo processo.

Matrícula 2015 – A etapa descentralizada da Matrícula Informatizada, que permitiu a matrícula de novos alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos em qualquer escola para qualquer escola foi encerrada. Agora, os interessados devem buscar a escola de interesse para realizar a matricula. Para visualizar as unidades escolares que ainda possuem vagas na Rede Municipal, basta acessar o Mapa Digital da Matrícula – www.mapadigitaldaeducacao.salvador.ba.gov.br. Ao todo, incluindo os alunos da Educação Infantil, foram 128.986 matriculas, sendo 13.138 novas e 115.848 renovações ou alunos que retornaram.

Durante todo período de matrícula, iniciado em dezembro com a primeira etapa para Educação Infantil, o sistema se manteve estável, sem lentidão e/ou interrupção, garantindo que o processo fosse realizado com rapidez e eficácia. A SMED registrou pico de 50 matrículas por minuto e 1817 por hora.