Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas

07 de maio de 2014 - dev

O Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social prorrogam o prazo das inscrições da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Os professores interessados em aderir ao programa podem se inscrever no portal da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br até o dia 15 de maio.

O programa busca aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino público. A iniciativa tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Para validar a inscrição do professor, é preciso que seja feita também a adesão da rede de ensino pelo portal da Olimpíada. No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão. No caso das estaduais, a adesão fica a cargo do secretário estadual. No Brasil, todos os estados e 85,5% dos municípios já aderiram.

Podem participar docentes e alunos dos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero Poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos de Memórias Literárias e os do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio trabalham com Crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio desenvolvem o gênero Artigo de Opinião.

As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durantes as aulas de Língua Portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto. Mais informações: www.escrevendoofuturo.org.br