Integração escola e comunidade – Mutirão na Escola Cidade de Jequié

08 de jan de 2008 - dev

Quando os alunos da Escola Municipal Cidade de Jequié, na Avenida Cardeal da Silva, retornarem das férias, no dia 18 de fevereiro, vão encontrar o prédio totalmente reformado e pintado. O trabalho foi realizado através de um mutirão organizado pela diretora Gilka Farias e o professor de Educação Física Antonio Luiz Diniz, com apoio do secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, que visitou a escola hoje (08).

“Desde 2005, diversas escolas foram inauguradas, reconstruídas ou totalmente reformadas. Mas este trabalho tambpem agrega a questão da preservação do ambiente escolar. Esta é uma ação de resultados envolvendo a direção da escola e a comunidade, pais e filhos”, afirmou.

Preservação da escola sempre foi um tema bastante debatido durante os últimos anos pelos alunos da Escola Cidade de Jequié, e há cinco, durante o período das férias é realizado este tipo de mutirão com a participação de alunos, ex-alunos e até por alguns pais. Gilka destaca esta atividade é importante porque faz com que o aluno valorize mais a instituição e fiscalize o próprio colega quando existe algum tipo de depredação.

O professor Diniz explicou que o mutirão acontece graças ao apoio principalmente dos ex-alunos, que sempre estão ajudando a escola. Ele disse que seu lema nas aulas de Educação Física é formar homem através do esporte e este tipo de mutirão é uma verdadeira aula de cidadania. “Aqui temos a Associação de Ex-Alunos que nos ajuda bastante nesse tipo de atividade e felizmente conseguimos mais uma vez recuperar a escola para começar o ano com o prédio totalmente pintado”.

Diniz salientou ainda que todo material utilizado na reforma foi fruto de doações conseguidas com amigos e as despesas maiores foram com alimentação dos alunos envolvidos com o mutirão. “A turma está trabalhando diariamente das 7h às 18h. Até o final de semana todos estavam na escola trabalhando. O prédio está muito bonito e pronto para receber os alunos no retorno das férias”.

A Escola Cidade de Jequié, fica na Avenida Cardeal da Silva, possui seis salas de aulas, laboratório de informática, sala de professores, secretaria, direção, cantina e sanitários, além de uma quadra esportiva. Atende alunos da 5ª a 8ª séries, das localidades do Alto das Pombas, Ferreira Santos, Federação, Muriçoca, Engenho Velho da Federação, Baixa da Égua, Alto de Ondina, Garibaldi, Vasco da Gama e Calabar.