Internet banda larga e TV a cabo vão beneficiar 30 mil alunos

24 de mar de 2014 - dev

Permitir o acesso a novas mídias que possam renovar o processo de ensino-aprendizagem, estimular os alunos às novas descobertas e produção de novos conhecimentos e incentivá-los em sua formação como cidadãos críticos e conscientes são alguns dos benefícios do projeto Educonex@o, lançado na tarde desta segunda-feira (24) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Educação, Jorge Khoury. O projeto – uma parceria da Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), com a NET – vai levar internet banda larga e TV a cabo para cerca de 30 mil alunos de 100 escolas municipais.

A implantação do projeto faz parte do convênio de patrocínio firmado entre a gestão municipal e a empresa no Carnaval 2014 e prevê a instalação de dois pontos de TV e dois de internet de dez megas em cada escola. Além disso, a parceria inclui a capacitação dos professores para uso das tecnologias digitais em processos de ensino que engajem os alunos na aprendizagem. Após a assinatura do convênio, foi realizada uma palestra sobre o uso das Tecnologias Digitais na Educação, ministrada por Luciana Maria Allan, doutora em Educação pela USP, redatora dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação para o MEC na área de informática e diretora técnica do Instituto Crescer.

“Nosso desafio é avançar com velocidade, recuperar o tempo perdido, esquecer os problemas do passado e buscar motivação para superar os desafios, vencer os obstáculos e fazer uma Educação de verdade. O mais importante nós temos, que é o nosso material humano, são os nossos professores, são os nossos funcionários. O que estamos buscando são instrumentos que facilitem ao professor o desenvolvimento de sua tarefa diária e permitam aos alunos acompanhar a velocidade das coisas que estão acontecendo no mundo. E é por isso que continuaremos firmando parcerias importantes como esta”, destacou o prefeito.

Para o secretário municipal da Educação, o lançamento do projeto é um marco. “Esse convênio marca o novo momento da rede municipal da nossa cidade. Parcerias como esta que com NET, como a que fizemos com a Cultura Inglesa, que está levando o ensino do inglês com foco na oralidade para nossos alunos, dentre tantas outras ações estão fazendo com que nossa rede comece a se diferenciar das demais e representa um grande salto qualitativo na busca da melhoria da qualidade do nosso ensino”, comemorou.

“Para nós é um orgulho muito grande iniciar este projeto em Salvador. A nossa parceria começou com a visão de futuro, de crescimento do prefeito ACM Neto, que combina muito com a forma que a nossa empresa pensa. Durante a conversa sobre o Carnaval, a mensagem do prefeito foi que não queria apenas um Carnaval, queria um legado para a cidade e é exatamente isto que estamos fazendo agora, deixando um legado para Salvador e nada mais justo que isso seja feito na semana do aniversário da cidade”, disse Andre Haji, gerente da NET em Salvador.