Itapuã vai ganhar 15ª Creche e Pré-escola Primeiro Passo

19 de abr de 2016 - Jornalismo

Mais uma unidade da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, desta vez na localidade do Abaeté, em Itapuã, está sendo construída a partir desta terça-feira (19) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Ao som dos tambores do grupo Malê Debalê, a ordem de serviço para início imediato das obras da 15ª unidade de educação infantil municipal foi assinada pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Smed, Guilherme Bellintani, em cerimônia realizada no próprio local onde será instalada a estrutura, na Ladeira do Mirante, no Abaeté. Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita Célia Sacramento, autoridades e moradores.

O prefeito destacou os avanços promovidos pela administração municipal desde 2013 na área da educação, principalmente na região de Itapuã, a exemplo da inauguração da escola de alto padrão Padre Manuel Correia de Souza, em Mussurunga; a construção de outra creche e pré-escola na comunidade Yolanda Pires, em São Cristóvão; e o programa Primeiro Passo, que tem beneficiado milhares de crianças e famílias na cidade. “O verdadeiro teste de uma gestão acontece em momentos de dificuldade, quando as pessoas estão mais pobres e a demanda por serviços públicos aumenta. Mesmo com a crise, temos demonstrado que a educação é prioridade número um desta gestão”, reforçou ACM Neto.

O secretário Guilherme Bellintani salientou que a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo em Itapuã  possui um caráter especial. “Conseguimos encontrar vários terrenos no bairro para a instalação da unidade, mas foi decidido pela instalação em um local bem em frente à Escola Municipal Malê Debalê, que possui uma parceria forte com a Prefeitura e possui um trabalho social muito importante para a comunidade. Esta é uma unidade de ensino que já nasce com a história e a cultura do Malê Debalê”, salientou ao fazer referência ao bloco e entidade cultural afro, criado em 1979.

19_04_16_Pref ACM Neto_CEMEI Abaeté_foto Valter Pontes_AGECOM10

Vagas em dobro – A construção das 31 Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo integra o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento de educação infantil contará com mais 40 mil vagas. O investimento de R$ 100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura no setor em toda a história da capital baiana.

As novas creches e pré-escolas terão capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As estruturas, padrão em todas as 31 a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. As creches e pré-escolas Primeiro Passo fazem parte do Programa Combinado e são fruto de uma parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.