IV AC Parceiro promove troca de experiências

30 de abr de 2009 - dev

O IV AC (Atividades Complementares) Parceiro da Educação Infantil que aconteceu nesta quinta-feira (30 de abril), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) CSU de Pernambués, abordou o tema “Oba! Tá na Hora da Matemática” e contou com a participação de professoras, coordenadoras pedagógicas e convidados. Das 8h às 17h, as educadoras buscaram refletir sobre práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula.

Estiveram presentes cerca de 80 professoras da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Cabula. A intenção, segundo as coordenadoras, é promover a socialização de experiências entre as educadoras da região sobre a Matemática e demais assuntos cotidianos que fortaleçam o trabalho nos CMEIs.

A coordenadora Maria de Lourdes Rocha informa que em eventos como este “é possível conhecer estratégias de desenvolvimento em sala de aula”. “É possível pensar em novas formas de trabalho”, confirma a coordenadora Carla Paiva. Já a coordenadora Valéria Barbosa afirma que o encontro é importante também porque a matéria exige fundamentação teórica e técnicas para fazer com que os estudantes se interessem pelo assunto.

Palestra e oficinas

A professora Maria Auxiliadora Rabello palestrou sobre “Matemática na Educação Infantil”, deu dicas e convidou os presentes a participarem de uma dinâmica interativa. Rabello falou que mediar na matemática é fazer uso do raciocínio lógico e de inferências. Segundo ela, apresentar aos alunos diferentes maneiras de um mesmo conceito, por exemplo, pode ajudar no aprendizado e serve como estratégia de pensamento.

A professora do CMEI CSU Narandiba, Daniele Palma, diz que a palestrante ajuda a desmistificar muitos conceitos para serem trabalhados em sala de aula. “Esse evento nos dá oportunidade de fazer com que possamos ter um novo olhar sobre nossa prática”, diz. “Assim, podemos dar às crianças oportunidades novas, atualizadas, sobre aquilo que já sabemos”, conclui.

No período da tarde, as coordenadoras realizaram oficinas. Houve também exposição do livro Papos D’Versos, da coordenadora Carla Paiva e apresentação dos alunos do CMEI Nossa Luta.

O AC Parceiro da Educação Infantil faz parte do envolvimento das coordenadoras pedagógicas Corina Elvira, Valéria Barbosa, Suzana Martins, Maria de Lourdes Rocha, Carla Paiva, Andréa Barros e Cristiane Valente da CRE Cabula. Desde 2007 acontecem eventos do AC Parceiro que valoriza o papel das educadoras da Rede e fortalece a qualidade educacional nas unidades.

Mais fotos na “Galeria de Imagens” (http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/galeria-imagens.php?dir=acparceiro_csupernambues).