Já está disponível a consulta do IDEB por escola

22 de jun de 2007 - dev

Está disponível para consulta, desde 21 de junho, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola. Até então, a consulta era realizada por estado e município. A SMEC promoverá no dia 05 de julho, nas Faculdades Jorge Amado, a partir das 9 horas, o “I Seminário sobre Avaliação e Qualidade da Educação Municipal de Salvador- Um debate sobre os números do IDEB e propostas de melhoria na qualidade do ensino na Rede Municipal”.

Com a projeção do Ideb por escola, os gestores e a sociedade conhecerão as metas intermediárias que cada instituição deve atingir, até 2021, para que o Brasil alcance as metas nacionais estabelecidas pelo Plano do Desenvolvimento da Educação (PDE).

De acordo com as metas, deve ser atingido o índice 6 para os anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 para os finais e 5,2 para o ensino médio.

O Ideb nacional, hoje, é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série), 3,5 nos anos finais (oitava ou nona série) e 3,4 no ensino médio. Essa escala, que vai de zero a dez, considera o desempenho dos alunos, medido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela Prova Brasil, e o rendimento medido pela taxa de aprovação no Censo Escolar.
A consulta pode ser realizada no site www.mec.gov.br, no ícone INEP.

Texto: Assessoria de Imprensa do MEC e ASCOM/SMEC