João Henrique entrega mais uma escola reformada

19 de mar de 2008 - dev

A apresentação de grupos de capoeira e de dança formados por alunos da Escola Municipal Cidade de Jequié, no bairro da Federação, marcou nesta quarta-feira (dia 19), a reinauguração de mais uma unidade de ensino pelo prefeito João Henrique. O prédio passou por obras de recuperação do piso e do telhado, bem como reparo nas instalações hidráulica e elétrica. Na ocasião, o prefeito e o secretário da Educação e Cultura, Carlos Ribeiro Soares, anunciaram a cobertura da quadra de esportes da escola.

João Henrique destacou que a reforma na infra-estrutura das escolas, assim como ações de qualificação do professor e promoção de aulas de idiomas e de informática para os alunos da rede municipal de ensino, corresponde ao investimento no futuro do município. “Ou a gente investe em nossas crianças ou não conseguimos formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios do futuro”, defendeu, lembrando ações como a implantação da matrícula informatizada, os 176 laboratórios de informática instalados nos equipamentos da rede municipal de ensino, além do fornecimento da merenda escolar, que prioriza uma dieta rica em proteínas e nutrientes necessários para o desenvolvimento físico das crianças.

“Em três anos de gestão já reajustamos em 32% o salário dos professores que estava defasado há oito anos, e assim valorizamos o nosso professor que é peça fundamental no processo de educação”, disse João Henrique. O prefeito ressaltou que o novo desafio da administração municipal é fazer pela saúde pública o que está sendo feito na educação. “A Prefeitura assumiu diretamente a saúde e, com o apoio dos governos estadual e federal, vamos partir com força total para mudar o quadro de saúde pública de nossa cidade”, atestou. “Tudo o que deixaram para a gente em 30 anos, estamos fazendo em três”, concluiu o prefeito.

A diretora da escola reinaugurada, Gilka Farias, comentou que há mais de cinco anos o prédio não passava por reformas de infra-estrutura. “Sempre fazemos um mutirão com alunos e com a comunidade para pintar a escola, a partir da iniciativa do professor Antônio Diniz”, lembrou a diretora, agradecendo ao prefeito pelas obras. “Agora temos uma estrutura adequada para o ensino, só nos resta lutarmos para preservá-la”, disse.

Reformas

É a quarta escola que a Prefeitura entrega totalmente recuperada, desde janeiro deste ano. Nos próximos 30 dias está agendada a entrega das escolas municipais São Domingos, no bairro de Ondina, Aristides Novis, no fim de linha de Brotas, Antônio Carlos Magalhães, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, e a Escola 2 de Julho. Ainda neste período será concluída a segunda etapa da escola Olga Mettig, em Fazenda Coutos.

O secretário municipal da Educação e Cultura, Carlos Ribeiro Soares, disse que os principais serviços realizados são reformas das redes elétrica e hidráulica e recuperação de pisos, telhados e depósito de merendas. “Até o final do ano, vão ser recuperadas mais 120 escolas, investindo por mês um total de R$ 1 milhão, oriundos dos cofres municipais”, anunciou.