Jogos estudantis municipais envolvem cerca de 40 mil alunos

17 de maio de 2012 - dev

Cerca de quarenta mil alunos da rede municipal de ensino vão participar dos Jogos Estudantis Municipais 2012, que tem como objetivo integrar a prática pedagógica esportiva e cultural nas unidades de ensino, além de fortalecer o vínculo entre a comunidade e a escola.

Essa atividade é mais uma ação da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), que valoriza a cultura esportiva na cidade em vista da proximidade da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

A abertura da competição acontece nesta sexta-feira (18), às 14h, no Sesc – Piatã e contará com a presença de duas mil pessoas, entre alunos, pais, professores, gestores escolares e funcionários da Secult.

Os jogos serão disputados até novembro nas seguintes modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquetebol, karatê, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, além dos festivais de baleado, judô, capoeira e xadrez.

A ação é uma manifestação da cultura esportiva escolar, vivenciada sob a forma de jogos competitivos, sistematicamente orientados, integrados à prática pedagógica esportiva e cultural das unidades de ensino. Os jogos visam não só mobilizar para a implantação de políticas públicas de revitalização do esporte escolar, mas como promover a inclusão social dos alunos matriculados na rede municipal.

Histórico – O evento é uma iniciativa do Programa de Educação Esportiva e foi iniciado em 2005, quando apenas algumas atividades esportivas isoladas eram realizadas nas escolas por iniciativa dos próprios professores. Neste primeiro ano, participaram 25 escolas, envolvendo 862 alunos, em seis modalidades: futsal, handebol, voleibol, atletismo, xadrez e natação.