Jogos Estudantis Municipais são destaque no Correio da Bahia

18 de jun de 2007 - dev

Começam no dia 9 de julho, às 9h, com solenidade no Centro de Educação Infantil Cid Passos, na Avenida Suburbana, os Jogos Estudantis Municipais Regionalizados. A competição vai reunir mais de 1 mil alunos de 12 escolas, que disputarão jogos de futsal, handebol e vôlei, masculino e feminino, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. O encerramento está previsto para o dia 14. Será uma semana de muita disputa, mas principalmente de confraternização numa grande festa do desporto escolar.

Todos os jogos vão acontecer no Centro Municipal de E-ducação Infantil Cid Passos, localizado no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, em frente ao Hospital Gilberto Caribé. A professora Ivone Portela, que coordena a competição, observa que o objetivo é promover o desenvolvimento da Educação Física, do esporte e da re-creação entre todo alunado na rede municipal. Ela destacou que o secretário Ney Campello vem dando todo a-poio para a coordenação de esportes, procurando incen-tivar ao máximo a prática do desporto entre os jovens. “A Smec está promovendo uma ampla mobilização da comu-nidade escolar em torno da formação integral dos estu-dantes. Isto se dá com esta nova edição dos jogos municipais regionalizados”, afirma Ivone.

Ela informa que a realização dos jogos faz parte de uma série de ações para o resgate do esporte nas escolas. Existe inclusive projeto para ampliação da área de es-portes em toda a rede municipal. “Atualmente, somente 30 colégios da rede contam com espaços esportivos, mas a proposta do secretario é construir quadras e oferecer material para o desenvolvimento do esporte”.

Para o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Silva, os Jogos Municipais Regionalizados fazem parte da culminância de um trabalho de fortalecimento do esporte na rede municipal de ensino. Ele acredita que o esporte cria valores, como respeito à ordem e às regras, além de ensinar os estudantes a trabalhar em equipe.

A professora Ivone Portela coordena uma equipe que tem ainda os professores Elias Raimundo, Acursio Esteves, Cléo Faria, Carlos José da Silva e Lázaro Jorge Arcan-jo, que estão à frente de toda a organização. Elias destacou que esse resgate serve para mostrar o bom tra-balho de todos os professores de educação física da re-de municipal, sempre revelando novos valores para o desporto baiano. “É na escola que são descobertos os grandes talentos que depois vão para os clubes, seleções estaduais e até Seleção Brasileira. Por isso é que o trabalho de todo o profissional de educação física deve ser valorizado”.

As escolas participantes são Joir Brasileiro, Arlete Magalhães, Alexandrina Pita, Carlo Novarese, Fazenda Coutos, Imeja, Cidade de Jequié, Maria Constança, Muni-cipal Palestina, Municipal Periperi, Municipal Pituaçu e Teodoro Sampaio.