JOGOS MUNICIPAIS REGIONALIZADOS- 6 a 28 de julho

06 de jun de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) promove nesta quinta-feira (dia 6), a partir das 13h30, a abertura dos Jogos Municipais Regionalizados, no Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, localizado na Fazenda Coutos. A competição, que se estende até o dia 28 deste mês, é uma seletiva aos Jogos Escolares do Estado da Bahia, que serão realizados entre agosto e setembro, em Salvador. Participam dos jogos municipais 12.823 alunos da 5ª à 8ª série de 12 escolas da rede municipal, nas seguintes modalidades: futsal, voleibol e handball.

A competição será iniciada com as equipes de futsal das escolas Arlete Magalhães (Castelo Branco) e Municipal da Palestina. Serão selecionadas duas equipes de cada modalidade, tanto masculina quanto feminina, para os Jogos Escolares do Estado da Bahia.

Os Jogos Municipais Regionalizados fazem parte do projeto “Esporte é na Escola; Revitalização do Esporte Escolar na Rede Municipal de Ensino”, implantado pela SMEC. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o objetivo é promover o desenvolvimento da Educação Física, do esporte e da recreação, garantindo o direito constitucional ao lazer e à prática esportiva de qualidade. “A SMEC está promovendo uma ampla mobilização da comunidade escolar em torno da formação integral dos estudantes. Isto se dá com a segunda edição dos jogos municipais regionalizados”.

De acordo com o secretário, a realização do campeonato faz parte de uma série de ações da SMEC para o resgate do esporte nas escolas, como a assinatura do convênio com o Ministério do Esporte, que liberou R$ 3 milhões para a ampliação do número de quadras poliesportivas na rede municipal de ensino.

Através desta parceria, serão construídas mais 22 quadras poliesportivas nas unidades da rede municipal de ensino. Atualmente, somente 30 colégios municipais contam com espaços esportivos.

As escolas inscritas nos Jogos Municipais Regionalizados são: Municipal de Fazenda Coutos, Municipal de Pituaçu, Maria Constança, D. Arlete Magalhães, Pirajá da Silva, Carlo Novarese, Teodoro Sampaio, Municipal da Palestina, Cidade de Jequié, Joir Brasileiro, Brigadeiro Eduardo Gomes e o Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja).