Jorge Amado e Luiz Gonzaga são homenageados em arraiá

18 de jun de 2012 - dev

Os centenários do escritor baiano Jorge Amado e do sanfoneiro Luiz Gonzaga serão temas de arraias da rede municipal de ensino. A equipe do projeto Portal para Educação Básica realiza, nesta quarta-feira (20), às 8 horas, o Arraiá do Jorge Amado. O evento – que acontecerá no Instituto de Previdência Social (Iprevis), em Nazaré – tem como objetivo aliar a prática pedagógica dos professores municipais, em destaque as obras de Jorge Amado e os elementos típicos dos festejos juninos brasileiros.

No mesmo dia, a Escola Municipal Zulmira Torres homenageia os 100 anos de Luiz Gonzaga no Arraiá da Zulmira, que acontecerá, das 9h às 14h, no teatro da escola, no Nordeste de Amaralina. Na festa junina não poderia faltar o casamento da roça de Flavinho e Chiquinha, o cordel do Luiz Gonzaga, o forró das turmas e a apresentação de quadrilha.

Segundo o professor de Teatro, Jorge Borges, este ano a apresentação junina da escola terá, mais uma vez, um estilo mais teatral. “É mais um projeto da Zulmira envolvendo toda a comunidade escolar, vindo a confirmar o que todos já sabem: que a educação é, acima de tudo, um trabalho de parcerias”.

Educação Básica

De acordo com a Coordenação de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap) da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), a ideia da festa junina do portal é apresentar o desenvolvimento pedagógico dos alunos para a comunidade escolar, desde a decoração do evento, sanfoneiro, até as brincadeiras, barraquinhas e fantasias de caipira e de personagens de Jorge Amado.

O Projeto Portal para Educação Básica faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e outros órgãos municipais, que constitui em liberação dos seus funcionários, no turno matutino para que estes possam retomar os estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre os órgãos envolvidos estão Iprevis, Transalvador, Casa Civil, superintendências de Meio Ambiente (SMA) e de Conservação e Obras Públicas (Sucop), além das secretarias municipais de Saúde (SMS); do Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão (Setad); de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag); e de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp).