Jornada Pedagógica 2009 – Apresentação

28 de jan de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) dá início ao ano letivo 2009, com a realização da Jornada Pedagógica para todos os professores da rede, de 3 a 6 de fevereiro. A aula inaugural será ministrada pelo professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp), Rubem Alves, que também é teólogo, psicanalista, escritor e doutor em Filosofia, dia 3 (terça-feira), no Hotel Pestana.

No mesmo dia, à tarde, serão realizados minicursos voltados para a saúde do professor, como “Síndrome de Burnout – o mal estar docente”, e para o desenvolvimento das atividades em sala de aula, como “Idéias e técnicas para contar histórias”. A reforma ortográfica também será tema de oficina. No primeiro dia, todas as atividades acontecerão no Hotel Pestana. Apenas à noite, haverá um show cultural, na Área Verde do Othon Palace.

O segundo dia (4) será no Centro de Convenções da Bahia, com minicursos sobre “Memória e Patrimônio nas aulas de história”, “LER e DORT entre professores: como prevenir?”, “Lei 10.639”, entre outros. Nos dias 5 e 6, os encontros serão nas respectivas unidades de ensino, quando os educadores estarão envolvidos na elaboração de planejamento anual e organização das escolas para a chegada dos estudantes.

O evento deve reunir cerca de 6 mil professores das escolas municipais de Salvador, além de coordenadores regionais e diretores. De acordo com o secretário Carlos Ribeiro Soares, esse encontro, que já faz parte do calendário oficial da Secult, além de ser um momento de integração e aperfeiçoamento para os educadores da rede, possibilita uma avaliação sobre o ano letivo anterior e uma discussão sobre as ações pedagógicas programadas para 2009.