Jornada Pedagógica 2010 chega ao fim

06 de fev de 2010 - dev

Após uma semana com diversas atividades em culminância ao planejamento pedagógico para este ano, chegou ao fim a Jornada Pedagógica 2010, na noite de sexta-feira (05). Em clima de despedida e estimulados para iniciar o ano letivo, mais de 300 professores, coordenadores pedagógicos e gestores da rede municipal de ensino, do segmento de Educação Jovens Adultos, se reuniram no Hotel Pestana para acompanhar o último ciclo de palestras da Jornada.

As trajetórias interrompidas e a aprendizagem ao longo da vida, que fazem parte do dia a dia do segmento, foi o tema abordado na palestra da educadora Jane Paiva, que ressaltou que no EJA a diversidade cultural, de gênero, geração, raça e etnia estão lado a lado. “Lidamos com um público que vivencia experiências relativas à produção da existência, ligadas à realização de atividades econômicas desvalorizadas socialmente. São alunos que não tiveram acesso ao saber escolar, mas que são iguais aos demais pelo lugar de classe que ocupam”, pontuou Paiva.

Durante o encontro, a palestrante Fátima Urpia destacou o perfil dos alunos deste segmento, identificando o público que, na sua maioria, são trabalhadores, mães e pais de famílias. “Devemos pensar o que representa estar ali numa classe para estes jovens, adultos e idosos que acompanham o EJA. Quais dificuldades eles enfrentaram durante sua trajetória, qual conteúdo abordar? Pensar que aquela senhora idosa é minha companheira e estimular o estudo” concluiu Urpia.

Com muito humor e empolgação, a educadora Silvana Ferreira avaliou que o conteúdo do EJA difere da Educação Infantil e do Ensino Médio, pois, segundo ela, educar é impregnar de sentido a vida cotidiana, com muito diálogo e contextualização. “É preciso concentrar, envolver e motivar estes alunos que deixaram de ficar em casa assistindo a novela para ir para aula aprender mais”, afirmou Silvana.

Ela também alertou os educadores a não desistirem diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes, que muitas vezes têm que abandonar os estudos. “Só assim diminuímos a dívida social que temos com esses jovens, adultos e idosos, resgatando os sonhos deles”, concluiu Ferreira.

Ano Letivo – As coordenadoras pedagógicas das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Orla e Subúrbio, Cinthia Carvalho e Jacirema Piedade, demonstraram muita satisfação com a conclusão da Jornada 2010. “Tivemos palestrantes de alto nível abordando temas relevantes para o ano letivo, possibilitando a construção plena do trabalho pedagógico dentro da perspectiva temática do ano”, pontuou Jacirema.

Nesta segunda-feira (dia 8) iniciam as aulas nas 414 escolas públicas de Salvador e para isso as unidades escolares realizarão, entre os dias 8, 9 e 10, a acolhida dos estudantes. “Vamos iniciar as aulas com conceito, valores e amor, utilizando a temática que será a marca do ano”, exclamou Cinthia.

De acordo com o coordenador pedagógico da Secult, Manoel Calazans, a Jornada Pedagógica 2010 teve um público fantástico e uma estrutura que garantiu conforto aos participantes, além do excelente nível dos palestrantes. “Temos motivos de sobra pra começar o ano dedicados e animados. Vamos pensar no próprio tema da jornada e construir uma educação que atenda as necessidades dos nossos alunos e alunas” concluiu Calazans.

O secretário Carlos Soares também falou sobre a satisfação em iniciar o ano letivo após uma jornada de tamanho sucesso. “O compromisso com a educação de qualidade, a crescente preocupação com a formação dos educandos e a busca constante pelo aperfeiçoamento, são princípios basilares da conduta dos nossos profissionais. Quero agradecer a presença de todas e todos na abertura do evento, e reiterar a minha confiança nos resultados promissores da Jornada Pedagógica e das atividades letivas do ano que se inicia”, comemorou Soares.