Jornada Pedagógica inicia ano letivo municipal

28 de jan de 2010 - dev

O ano letivo de 2010 na Rede Municipal de Ensino será iniciado no dia 8 de fevereiro, mas os gestores e professores da Secretaria Municipal da Educação Cultura Esporte e Lazer (Secult) se reúnem uma semana antes para participarem da Jornada Pedagógica 2010. O tema deste ano é Conceitos, Valores e Amor e a expectativa é de que cerca de seis mil professores participem do evento, que será realizado de 1º a 5 de fevereiro.

Será uma semana intensa, produtiva e de integração, com diversas atividades para todos os professores municipais nas suas diferentes funções, cargos e segmentos de atuação, durante os três turnos. Nos dois primeiros dias, todos os profissionais serão acolhidos em seus locais de trabalho para receber informações detalhadas sobre a Jornada e realizar o planejamento pedagógico de 2010.

O terceiro dia do evento, quarta-feira, será de integração e todos os envolvidos estarão reunidos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a partir das 17 horas, para a Aula Inaugural. O educador Roberto Carlos Ramos – que inspirou o filme recém lançado o Contador de História – será o palestrante da noite e abordará o tema Pedagogia do Amor. O encerramento da noite será feito por duas grandes atrações musicais, dando destaque a parte cultural do evento.

Já nos dias 04 e 05 de fevereiro, os docentes vão participar de palestras e mini cursos voltados para o segmento de atuação deles na Rede Municipal de Ensino, que serão ministrados por profissionais da Educação reconhecidos nacional e internacionalmente, como Jussara Hofman, Maria Clara Machado, Ordália Almeida, Silvia Helena Cruz e Anderson Pena.

“A intenção é tratar de questões lúdicas, aproximar os professores de atividades culturais e ao mesmo tempo garantir a formação continuada e o estudo, instrumentos imprescindíveis para prática pedagógica de excelência”, ressaltou o coordenador Pedagógico da Secult, Manoel Calazans.

O secretário Carlos Soares acrescentou que a jornada é um momento de grande importância para toda a rede. “Trata-se de uma grande mobilização da Secult para os profissionais da educação do município com intenção de criar espaço de formação mobilização, alem de levantar a auto estima do professor”, reforçou.

Confira a programação da Jornada Pedagógica 2010:

Dia 01 e 02 de fevereiro: Abertura e acolhimento dos profissionais nas suas respectivas escolas.

Dia 03 de fevereiro: Aula Inaugural na Concha Acústica

Dia 04 e 05 de fevereiro: Palestras e cursos de capacitação dos docentes da Rede Municipal de Ensino. É importante ressaltar, que cada segmento será atendido em um local e turno:

Segmento / Local / Turno

– Educação Infantil / Hotel Pestana / Matutino e Vespertino

– SEJA I e II / Hotel Pestana / Noturno

– Ciclos de Aprendizagem I e II / Aeroclube Plaza Show – Cinemas / Matutino e Vespertino

– 6º ao 9º Ano / Shopping Barra – Cinemas / Matutino e Vespertino

– Encontro de Gestores / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino

– Encontro de Coord. Pedagógico / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino

– Professores de Artes / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino

– Professores de Inglês / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino