Jornada Pedagógica prepara Rede Municipal para ano letivo

04 de fev de 2011 - dev

No próximo dia 14 de fevereiro, cerca de 140 mil alunos da Rede Municipal de Ensino estarão retornando para suas ‘segundas casas’ como o início do ano letivo. E, para acolher-los da melhor forma possível, mais de seis mil docentes, entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos, participam da Jornada Pedagógica 2011, que será realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), de 7 a 11 de janeiro, em todas as 418 unidades escolares da rede, com o tema Escola e Família: Trajetórias, memórias e conquistas.

O objetivo da jornada é oportunizar a Rede Municipal de Ensino de Salvador a possibilidade de planejamento e organização dos trabalhos docentes para o ano de 2011. A programação inclui o acolhimento dos professores nas suas respectivas unidades escolares, por turno de trabalho; analise dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por nível de desempenho, e outros resultados de avaliação existentes, sempre priorizando o planejamento, calendários e temática que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo

No dia 10, das 8h30 às 12h, enquanto os professores continuam com os trabalhos nas escolas, os gestores estarão reunidos no Hotel Fiesta, no Itaigara, onde assitirão a uma palestra com um especialista em educação sobre o tema da jornada.

A programação será encerrada na sexta-feira (11), com a conclusão dos Trabalhos de Planejamento da Jornada Pedagógica 2011, que prevê a elaboração do documento Compromisso de Gestão; entrega do Plano de Curso; entrega do portfólio dos primeiros quinze dias e organização dos espaços escolares para o recebimento dos alunos.

Boas vindas – Com o objetivo de receber os alunos da melhor forma possível, a Secult realiza no dia 14 de janeiro aulas inaugurais em três unidades, cada uma em um turno, como forma de celebração pelo retorno dos discentes às escolas municipais.

Pela manhã, às 8 horas, a acolhida será realizada no Instituto Municipal José Arapiraca (IMEJA), na Boca da Rio, e contará com a presença do secretário João Carlos Bacelar, que também estará presente nas outras duas aulas inaugurais, que acontecem pela tarde, às 13h30, na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, e à noite, às 18h30, na Escola Municipal João Pedro dos Santos, no Bonocô.