Jornal A Tarde – Coluna Samuel Celestino – sábado 19 de agosto: Programa Salvador Cidade das Letras / Brasil Alfabetizado inscreveu 21.800 jovens e adultos.

21 de ago de 2006 - dev

Educação municipal – I

O processo de cadastramento do Programa Salvador Cidade das Letras / Brasil Alfabetizado inscreveu 21.800 jovens e adultos, que freqüentarão as aulas em 1.080 salas de aula. Trata-se de recorde nacional absoluto de inscrições no Programa Brasil Alfabetizado em 2006.
Nos últimos dez anos, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, garante o secretário Ney Campello, mantinha uma média anual de alfabetização de cerca de dois mil jovens e adultos em Salvador.
A capital baiana, de acordo com o último censo do IBGE, detém a triste marca de 300 mil analfabetos funcionais. A prefeitura está implantando uma política de Estado em educação, visando a uma efetiva superação desta mazela social.

Educação municipal – II

Para Ney Campello, é o inicio de um plano decenal de erradicação do analfabetismo. “E, além disso, os cursos de alfabetização também contam com uma abordagem de educação profissional, associada ao letramento”, frisou o secretário municipal da Educação e Cultura. O certo é que dados do IBGE comprovam que a renda familiar está relacionada aos anos de estudos. E a aprendizagem dos estudantes tem vinculação direta com a escolarização da família. O Programa Brasil Alfabetizado / Salvador Cidade das Letras também gera 1.100 empregos diretos para alfabetizadores.