Jornalista Ipojucã Cabral será empossado nesta terça-feira como presidente da FGM

26 de out de 2010 - dev

Será nesta terça-feira, dia 26, às 15h, no gabinete do Prefeito João Henrique, no Palácio Thomé de Souza (Praça Municipal), a posse do novo presidente da Fundação Gregório de Mattos, jornalista Ipojucã Cabral. O novo gestor cultural de Salvador assume o cargo maior da FGM com o propósito de levar a cultura também para os bairros periféricos e as ilhas administradas pelo poder público municipal.

“Nós percebemos que a Fundação Gregório de Mattos tem condições de realizar um grande projeto cultural para Salvador. Vamos abrir um diálogo com a Câmara Municipal, com as lideranças do segmento cultural da cidade e suas comunidades, bem como buscar o apoio do Ministério da Cultura, tenho um ótimo relacionamento com o Ministro Juca Ferreira, do governo do Estado e a iniciativa privada. Acreditamos que com os apoiadores, parceiros, e a força da equipe técnica desta importante instituição, vamos arregaçar as mangas e trabalhar em prol da cultura soteropolitana”, declarou Ipojucã Cabral durante encontro com funcionários da FGM.

Com uma vasta experiência no mundo da cultura, o jornalista Ipojucã Cabral iniciou sua carreira profissional praticamente no exterior, ainda antes de se formar pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Durante um longo período percorreu os principais países da América Latina, oportunidade em que mergulhou literalmente na realidade política, social e cultural de vários povos da região. Em seguida, o novo presidente da Fundação Gregório de Mattos teve a oportunidade de conviver com a cultura européia por mais de dois anos e visitar os mais representativos pontos desta cultura enquanto residia em Paris (França), de onde se deslocava constantemente praticamente por toda a Europa Ocidental.

De volta ao Brasil, Ipojucã Cabral iniciou efetivamente sua atuação na área da comunicação em Salvador, atuando em órgãos da Imprensa (TV Aratu, Jornal A Tarde e o Globo) e no Pólo Petroquímico, onde conquistou quatro prêmios nacionais da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a mais importante entidade de comunicação corporativa do país. Além de profissional da comunicação, Popó, como é conhecido entre os colegas de profissão, desenvolveu e participou de importantes projetos culturais, entre os quais o da Shell, com o Grupo Corpo de dança contemporânea, e o da Kaiser, que percorreu o Brasil com os artistas baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Ipojucâ Cabral também atuou em projetos que resultaram em publicações literárias. Ele editou o livro “Cachoeira – São Felix, Revelações do Tempo”, patrocinado pela Votorantin, Ministério da Cultura e a Coelba, e “200 anos De Abertura dos Portos”, patrocinado pelo Governo do Estado, Ministério da Cultura e apoio da Coelba. Nos últimos três anos Ipojucã Cabral exercia o cargo de Sub-Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal do Salvador.