Lançamento da Maratona Cultural marcou a revitalização do Parque Solar Boa Vista

28 de jan de 2008 - dev

A comunidade do Engenho Velho de Brotas acompanhou com atenção o lançamento da Maratona Cultural 2008, que ocorreu sexta-feira, dia 25, durante a tarde e a noite, no Solar Boa Vista. Há uma expectativa, por parte dos moradores mais antigos do bairro e dirigentes de associações comunitárias locais, de que a revitalização do parque funcione como um elemento neutralizador da ação dos marginais que vinham investindo nas imediações do espaço.

Mas, de acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, a Maratona Cultural tem objetivos bem maiores, já que a pretensão do projeto, uma iniciativa conjunta da Smec e Fundação Gregório de Mattos – FGM, é que possa se tornar um referencial de opção de lazer e cidadania para os moradores de diversos bairros de Salvador. Na tarde de ontem, durante o lançamento da Maratona, prestigiada pelo prefeito João Henrique e outras autoridades, Silva afirmou que em 60 dias serão entregues as obras de restauração do parque, atualmente sofrendo intervenções de pintura, paisagismo, inserção de gradil, piso e banho de luz. “Começamos o projeto neste local, porque estava degradado. A pretensão é transformar o espaço num ambiente de lazer para a população”, garantiu.

Ana Lúcia Cândida, presidente do Grêmio de Integração de Deficientes – Grid, do Engenho Velho de Brotas, estava animada. Ao lado de dirigentes das associações comunitárias Santa Luzia e Paraíso, ela exibia uma lista de reivindicações aguardando o momento de entregá-la ao prefeito. “Estamos acreditando que desta vez o Parque solar Boa Vista volte a se tornar um espaço que reúna crianças, jovens e idosos, em ações educativas e de lazer”, revelou. Ubirajara de Brito, moradora do bairro há 61 anos, também confessou que está “botando fé” no projeto. “Vai ser muito bom para a comunidade”, garantiu a idosa.

Maratona – A idéia da Maratona Cultural é “adensar atividades culturais nos bairros”, observou o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Costa Lima. O projeto não só pretende levar diversão gratuita e aulas de cidadania a diversos pontos de Salvador, como se tornar “ponto de convergência de uma série de projetos culturais que são desenvolvidos na rede municipal de ensino”, disse Lima, afirmando o programa alcançará em breve outros bairros da cidade. Já estão previstas as próximas edições para o Largo do Papagaio, Boca do Rio e Cajazeiras.

Em sua primeira edição a Maratona Cultural, realizou a “Virada do Engenho Velho de Brotas”, reunindo uma série de apresentações com as diversas linguagens artísticas (música, teatro, cinema, artes plásticas e literatura) e realização de feiras culturais. Iniciada às 15h, a Maratona prosseguiu até a meia noite com shows musicais, apresentações teatrais, realização de rodas de capoeira e feira de artesanato. No Teatro de Arena a banda de surf music Retrofoguetes foi a primeira a se apresentar, reunindo um bom público e no Teatro Solar Boa Vista muitos grupos teatrais se apresentaram, inclusive o da Polícia Militar. Quem participou da “virada cultural” no Engenho Velho de Brotas, curtiu ainda uma sessão de cinema com a exibição do filme “Ó Pai Ó”, uma dos sucessos mais recentes do cinema nacional.

Assessoria de imprensa FGM