Lançamento da Política Municipal de Bibliotecas Públicas

26 de out de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

Ocorrerá hoje (25), às 19h30, na sede do Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA), o Lançamento da Política Municipal de Bibliotecas Públicas. A principal ação desta iniciativa será a construção de cinco Centros de Informação em bairros populares, que contarão com acervos de cerca de 15.000 títulos. As obras serão iniciadas em 2006.

Cada Centro de Informação terá também terminais de computadores com acesso à internet, com aproximadamente 30 máquinas, salas de leitura infanto-juvenil; espaço para exposições e auditório com cerca de 100 lugares.

A partir do ato de hoje, será formado um grupo de trabalho, coordenado pela Fundação Gregório de Matos, que detectará os bairros populares onde serão instalados os Centros de Informação. São parceiros da Prefeitura nesta iniciativa o Goethe/Institut-ICBA; o Conselho Regional de Biblioteconomia; a UFBa e a UNIFACS. A manutenção das bibliotecas e expansão dos acervos será realizada pela Prefeitura e por parceiros. Também será criado em cada bairro a Sociedade de Amigos da Biblioteca.

Moradores dos bairros serão capacitados como instrutores de informática e monitores das salas de leitura e também serão agentes de integração entre os Centros de Informação e as comunidades, atuando como multiplicadores culturais.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Olívia Santana, afirmou que “esses espaços levarão cultura aos bairros e devem ser utilizados para que as pessoas possam adquirir conhecimento”.

Estarão presentes ao ato de lançamento da Política Municipal de Bibliotecas Públicas, o a secretária de Educação e Cultura, Olívia Santana, o secretário de Governo, Sérgio Brito, Paulo Lima (presidente da Fundação Gregório de Mattos), Elizabeth Lattaro (diretora do ICBA na Bahia), Juergen Dittbrandt (cônsul honorário da Alemanha em Salvador) e Renato Simões Filho (superintendente do Jornal A Tarde), dentre outras autoridades.