Lançamento de filme reúne educadores

17 de nov de 2010 - dev

Ao som de muita música, foi lançado no final tarde desta terça-feira (16), no Espaço Cultural da Barroquinha, o projeto Arte e Cultura na Diáspora. Contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), o projeto tem como objetivo distribuir entre educadores uma série de mini-documentários sobre a trajetória vitoriosa de 10 personalidades baianas e afro-descendentes, que se tornaram referências nacionais.

O encontro reuniu cerca de 100 professores que receberam, gratuitamente, vídeos do projeto e participaram de uma conversa com o diretor e roteirista dos mini-documentários, Paulo Dourado, que aproveitou a ocasião para revelar como foram elaborados os filmes e as entrevistas.

“Que essas trajetórias de sucesso e superação apresentadas pelo projeto Arte e Cultura na Diáspora sejam motivos de orgulho para todos os cidadãos brasileiros. Agradeço a Secult pelo incentivo e apoio, pois tenho certeza que esta iniciativa contribuirá para a promoção do papel protagonista e vitorioso dos povos afro-descendentes”, destacou Paulo.

Para a professora Marta Lopes, a apresentação dos mini-documentários em sala de aula contribuirão para o aprendizado dos alunos que, com certeza, se sentirão mais entusiasmados em aprender sobre histórias importantes da cultura. “Se adequarmos este vídeo a linguagem de cada estudante facilitaremos o ensino aprendizagem e os alunos perceberão que com dedicação e estudo é possível vencer”, ressaltou a professora.