Lançamento de selo e faxinaço marcam o Dia D de combate à Dengue

30 de abr de 2008 - dev

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, os secretários Municipais da Educação e da Saúde, Carlos Soares e José Carlos Brito, além de outras autoridades, participaram hoje do lançamento da campanha do Dia D contra a Dengue, na Escola Municipal Suzana Wesley, onde foi assinado o termo de convênio de cooperação técnica entre as duas secretarias e lançado o selo “Escola Livre do Mosquito”, que tem como objetivo destacar as escolas da rede que conseguirem manter o ambiente escolar livre dos focos do Aedes Aegypti durante todo o ano.

“Hoje é o dia de combatermos o mosquito, mas não vamos parar por aqui. Esse é um trabalho contínuo. Estamos unificando a saúde e a educação, no intuito de mudar esse país”, diz o Secretário Municipal da Educação e Cultura, Carlos Soares.

O Dia D foi marcado com várias apresentações dos alunos, como peças teatrais, musicais e fanfarras, que animaram o evento. “As crianças precisam ficar conscientes e ajudar os adultos a evitarem a proliferação do mosquito. Se eles aprendem, com certeza ajudará a todos nós”, falou a professora Maria Rebouças.

Todas as escolas da rede receberam hoje em suas unidades a visita de dois agentes de saúde, que ajudaram a fazer uma limpeza geral no estabelecimento e eliminar os possíveis focos. Os estudantes aprenderam que a tarefa é simples, porém muito importante para combater a doença. ” Todo mundo deve fazer a sua parte. Não é difícil. É só evitar deixar água parada”, diz a estudante do 5º ano, Caroline dos Santos.

O prefeito João Henrique parabenizou a iniciativa das secretarias e considerou que a melhor forma de modificar uma sociedade é oferecendo um aprendizado de qualidade. “Nossas crianças hoje são os maiores patrimônios da educação. Se oferecermos um bom ensino aos nossos alunos, vamos resolver os problemas de saúde deste país”, declarou.